Giro de Notícias

12/12/2008

Uganda: receita com café aumenta 31,4% em novembro

Os rendimentos do café ugandense aumentaram 31,4% em novembro, para $27,6 milhões em relação ao mesmo período do último ano, devido às boas condições temporais e aos preços, informou a Autoridade de Desenvolvimento do Café de Uganda (UCDA). A Uganda exportou 266.722 sacas de 60 kg em comparação com as 198.864 sacas exportadas no mesmo mês do ano anterior. Foram enviadas ao exterior 220.258 sacas de robusta e 46.046 sacas de arábica.

11/12/2008

Copom mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu ontem manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. "Tendo a maioria dos membros do comitê discutido a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros já nesta reunião, em ambiente macroeconômico que continua cercado por grande incerteza, o Copom decidiu, por unanimidade, ainda manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, sem viés, neste momento", foi a justificativa oficial.

11/12/2008

Agronegócio: CNA defende reestruturação do crédito

As entidades ligadas aos produtores rurais, Legislativo e Governo Federal devem trabalhar em conjunto para buscar um modelo de crédito rural que atenda às necessidades de financiamento do agronegócio no futuro. A manifestação é da presidente eleita da Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, após reunião na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. "Estamos muito preocupados com o futuro da agricultura brasileira. Chegamos ao limite da crise com a falta de crédito e a alta dos riscos de inadimplência que a carteira do agronegócio representa hoje", disse a senadora.

10/12/2008

MG: mais de 430 propriedades cafeeiras são auditadas

O número de propriedades de café auditadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) já somam 437 em Minas Gerais. As auditorias do órgão são pré-requisito para a certificação da propriedade produtora. Desde setembro, o órgão vem realizando auditorias de conformidade nas propriedades mineiras. Ainda este mês, acontecem outras, porém para a obtenção da certificação, que são realizadas pela empresa IMO Control do Brasil.