Este ano, cada produtor poderá inscrever apenas uma única amostra no concurso. Conforme o regulamento, será considerada a vinculação simultânea do CPF do produtor e da identificação da propriedade rural. Não serão aceitas inscrições oriundas da mesma propriedade, ainda que realizadas por pessoas distintas, nem múltiplas inscrições de um mesmo produtor vinculadas a propriedades diferentes. O valor da participação é de R$ 200.
As amostras (03 kg), juntamente com a ficha da amostra, devem ser enviadas até o dia 5 de outubro para o Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, no endereço abaixo:
CONCURSO COY - COFFEE OF THE YEAR 2026
SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
A/C PROFESSOR LEANDRO PAIVA
CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA - SENAR
RUA LUIZ DOMINGHETTI, Nº 115 - RESIDENCIAL ALTO DO VALE
VARGINHA (MG) CEP: 37048-854
Sobre o COY
O concurso começa com o recebimento das amostras, que passarão por um processo de avaliação conduzido por uma Comissão de Julgadores formada por especialistas de todo o país. Serão selecionadas as 180 melhores amostras, sendo 150 da categoria arábica e 30 da canéfora.
As amostras selecionadas serão apresentadas na sala Cupping & Negócios da Semana Internacional do Café, que este ano será realizada de 11 a 13 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Dentre elas, os 10 melhores cafés arábica e os 5 melhores canéfora participam da votação popular no evento, por meio de degustação às cegas com método filtrado, em garrafas térmicas disponíveis nos dois primeiros dias de SIC.
A divulgação dos nomes e da ordem dos finalistas, bem como a cerimônia de premiação, acontecem no último dia de SIC, 13 de novembro, às 15h, no Grande Auditório.