O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, vai ministrar a palestra "Nova Pesquisa de Hábitos e Tendências de Consumo", no seminário DNA Café 2017, que acontecerá no dia 25 de outubro, às 17h15, no primeiro dia da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).
Foto: Daniel Ozana/Studio Oz
De acordo com o especialista, a intenção do bate-papo é transmitir uma observação que a Abic vem fazendo em relação a evolução da qualidade do café no país, assim como as características do consumidor brasileiro, que vem aceitando tranquilamente as inovações do mercado: "as pessoas estão tendo maturidade suficiente para entender quanto vale a melhor qualidade, em qualquer produto, inclusive o café. Isso tem ocasionado uma mudança nos hábitos de consumo e negócios", disse.
Segundo Herszkowicz, uma grande parcela de cafés tradicionais, de preço acessível e qualidade aceitável, estão surgindo na esteira do mercado de cafés como bebidas superiores, o que tem justificado o aumento do consumo interno da bebida no Brasil. Para ele, se pararmos para analisar, nos três últimos meses ocorreram diversos lançamentos de cafés especiais, também chamados gourmets, no país: a Café do Ponto se reposicionou, a Nestlé anunciou o café em grão, a JDE apostou em marca francesa para inovar a categoria premium, o Orfeu está investindo cada vez mais no mercado interno e a Nespresso divulgou uma edição limitada de cafés harmonizados com leite.
"É um investimento simultâneo de empresas concorrentes. O mercado enxerga a alta qualidade como um segmento que precisa ser atendido, que tem valor e capacidade de crescimento", disse, acrescentando: "os produtores se sentem mais incentivados a investir em grãos de melhor qualidade, porque, sem dúvida, a demanda por cafés especiais vai aumentar muito mais".
Outras ações na Semana Internacional do Café (SIC)
Além da palestra "Nova Pesquisa de Hábitos e Tendências de Consumo", com inscrições gratuitas, visitantes da feira poderão degustar os cafés premiados nos Melhores da Qualidade ABIC 2017, aprender a avaliar sensorialmente o café - seguindo a metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC), além de conhecer mais a fundo o aplicativo De Olho No Café, que permite ao consumidor verificar, em tempo real, pelo seu celular, as certificações conferidas pela entidade em cada marca que possui.
Para Herszkowicz, o software tem sido uma experiência incrível, com um número bastante razoável de consumidores julgando os cafés que estão comprando, em até cinco estrelas: "o app é uma vitrine da opinião do consumidor e isso é muito importante para nós. Efetivamente, a SIC é a feira das novidades no mundo do café e é isso que queremos mostrar", finaliza.
