ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Café: sete empresas foram premiadas no Melhores da Qualidade ABIC 2017

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 26/09/2017

2
0
Por Camila Cechinel

Com a intenção de homenagear as instituições que se destacaram durante o ano no Programa de Qualidade do Café (PQC), nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), realizou o Melhores da Qualidade ABIC 2017. Nesta edição foram classificadas por nota de qualidade global as três melhores marcas de café de cada ordem. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Foto: Café Editora
                                                      Foto: Café Editora

Ao todo, sete empresas com nove produtos foram premiadas. Cada café foi escolhido pela nota de qualidade global obtida ao longo do ano, avaliação realizada através das coletas de café monitoradas sensorialmente por meio da metodologia do PQC. Nos casos de desempate foi considerada a nota média de manutenção dos produtos ao longo dos doze meses, seguida da nota da última auditoria, realizada pelo Instituto Total, que gerencia os programas de certificação da ABIC.

De 4,5 pontos a 6 pontos, a bebida é honrada na categoria tradicional. De 6 pontos a 7,3 o café é considerado superior. Acima disso é gourmet.  Abaixo, seguem as três melhores marcas de cada grupo:

Categoria Tradicional:

1º colocado: Café Pelé Torrado e Moído Tradicional Vácuo, da empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE Brasil), com 6,0 pontos;
2º colocado: Café Bangu, do Grupo 3Corações, com 6,0 pontos;
3º colocado: Café Morro Grande, da empresa Torrefações Noivacolinenses Ltda, com 5,9 pontos.

Categoria Superior:

1º colocado:
Café Fraterno Grão, da empresa DPS Gonçalves Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, com 6,7 pontos;
2º colocado:
Via Café Grão, da empresa Brasil Espresso Comércio Atacadista Ltda, também com 6,6 pontos;
3º colocado:
Café Terraza em Grão Pouch, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), com 6,6 pontos.

Categoria Gourmet:

1º colocado: Café 3 Corações Orgânico Vácuo, do Grupo 3Corações, com 7,6 pontos;
2º colocado: Café Santa Clara Espresso em Grão, também do Grupo 3Corações, com 7,6 pontos;
3º colocado: Café Excelsior Gourmet em Grão Valvulado,  da empresa Excelsior Ltda, com 7,5 pontos.

Conquistando 3 certificados na premiação, o diretor industrial do Grupo 3Corações, Romero Martins de Albuquerque, disse que o segredo para o sucesso é o comprometimento com o consumidor. Entendendo que café de qualidade é uma tendência de mercado, satisfazer ao desejo de cada cliente é uma premissa da marca. Daqui para frente, os planos são de evoluir cada vez mais.

"O que aconteceu hoje nos motiva a desenvolver e lançar novas linhas e produtos de cafés especiais. A responsabilidade agora é muito grande. Temos que ser propulsores e puxar toda a cadeia do café a produzir bebidas de qualidade superior", disse. 

Aplicativo De Olho No Café

Além da entrega dos certificados, a ABIC aproveitou a ocasião para lançar o aplicativo "De Olho No Café", que permite aos consumidores verificar, em tempo real, se os cafés vendidos nas gôndolas dos supermercados possuem certificações da Associação. Através do scaneamento do código de barras, os usuários podem avaliar as bebidas, em uma escala de até 5 estrelas, enviando comentários e opiniões sobre o produto.

De acordo com o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, o app ainda está em fase inicial, com 1742 produtos cadastrados: "o serviço receberá atualizações contínuas para facilitar a ligação do mundo físico (embalagem) com o mundo virtual. Ele é uma forma de trazer mais informações aos consumidores, sem precisar acrescentar informações nas embalagens".

Disponível gratuitamente tanto em sistema IOS quanto Android, o software também informará os clientes sobre os produtos não certificados que estejam estampando o Selo de forma indefinida. Os dados serão compilados e informados às empresas associadas por meio de relatórios periódicos.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

2

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALUCOMPOSTO ALUMINIO GLAZING

EM 13/10/2017

Café Excelsior merece o primeiro lugar!
ANTONIO JOSÉ GONÇALVES

BARIRI - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 27/09/2017

Com foco na qualidade, o evento promete ser o multiplicador da idéia de produzir internamente café de qualidade superiores, ao invés de exportar todos os café de melhor qualidade. Só para registro, o 1º colocado na Categoria Superior, Café Fraterno Grão, da empresa DPS Gonçalves Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, obteve a nota de 6,7 pontos.

Parabéns a todos!!