ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novo cenário

LEONARDO CUSTÓDIO

EM 23/11/2020

2 MIN DE LEITURA

1
3


Fazenda Mantissa – arquivo pessoal

Podemos perceber um novo cenário na cafeicultura nesses últimos meses: déficit hídrico e altas temperaturas podem prejudicar a produção e a qualidade do próximo ano.

Acredito que em decorrência das altas temperaturas, o produtor terá que se adaptar e trazer mais tecnologia para a lavoura e traçar estratégias para enfrentar as intempéries. Terá que entender que temos que manter o solo mais úmido e com muita matéria orgânica, utilizar cobertura verde na linha do cafeeiro, pensar nas futuras implantações das lavouras, como, por exemplo, trazer plantas com arquitetura mais fechada que possam segurar mais umidade na planta e evitar aquelas que possuem arquitetura mais aberta, além de trabalhar o consórcio com árvores auxiliando no sombreamento das lavouras. Compreendo que para os produtores com colheita mecanizada isso é loucura, mas estamos caminhando para um clima com altas temperaturas, sendo assim muito prejudicial para as lavouras.


Arquivo pessoal Marcelo Jordão

Me perguntam se a qualidade da safra 2021 está prejudicada, creio que está, mas é cedo para afirmar. Lembrando que o cafeeiro cuida dele até dezembro e a partir de janeiro cuida dos frutos, acredito que vamos ter uma quebra entre 20% a 30% da safra. Sobre a qualidade, temos que esperar o início do ano, pois no que se refere a clima é difícil traçar um resultado.


Arquivo pessoal Guy Carvalho

Esse ano presenciei um mês de agosto mais quente com temperaturas acima de 34°C. Os cafés que estavam em processo de secagem no terreiro, e o previsto era encerrar em 18 dias para chegar com 11% de umidade, atingiram-na em 8 dias. Se a semente sofre com essa seca mais rápida, imaginem o cafeeiro que estava sofrendo com a estiagem?!

Vimos uma grande florada, porém os cafeeiros que estavam vindo com carga alta ou até com meia carga praticamente sofreram por igual. Vi o cenário de muitas lavouras desfolhadas, depauperadas.

Para aqueles produtores que possuem pacote tecnológico em dia e um cuidado especial, acredito que terão uma perca menor com as chuvas que estamos tendo no momento, pois a planta ainda tem energia para vegetar e produzir.


Arquivo pessoal Guima Café

Agora para aqueles que descuidaram deixando o solo descoberto, economizaram na adubação, o dano na planta e no bolso do produtor será bem maior. Para encher um grão de café é necessário de 20cm² de área folhear, quer dizer, vai ser complicado para algumas lavouras.


Arquivo pessoal Léo Custódio

LEONARDO CUSTÓDIO

Técnico em Cafeicultura, supervisor de qualidade da empresa Agro Fonte Alta, Q-Grader e mestre de torra

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAFAEL CALIMAN

COLATINA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/11/2020

Aqui no Espírito Santo o tempo está colaborando, tem chovido bastante e as plantas estão com uma boa carga para o ano que vem, se janeiro continuar assim, teremos uma boa colheita.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures