ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desvendando o café fermentado

LEONARDO CUSTÓDIO

EM 01/09/2020

2 MIN DE LEITURA

1
5

Este ano, o concurso Coffee of The Year (COY), realizado pela Semana Internacional do Café (SIC), possuirá uma nova categoria, a de um processo que está se destacando em fazendas, cafeterias, microtorrefações e entre os coffee lovers: os cafés fermentados. Durante a SIC iremos conhecer os campeões que receberão uma Menção Honrosa nas categorias de fermentado induzido arábica e fermentado induzido canéfora.


Fotos: Leo Custódio

Gosto de chamá-los de os novos frutados. Novos frutados? É isso mesmo! Sabemos que a natureza é perfeita! Nunca iremos conseguir ter controle sobre o clima, microclima, etc, mas com esse novo processo é possível que o café nos traga experiências com bebidas exóticas, enriquecendo ainda mais os aromas e sabores.

Acredito que hoje, no Brasil, 30% das fazendas estão com o processo de fermentação em alguns lotes, tanto anaeróbias, aeróbicas, em montes, com leveduras ou sem leveduras.

Há 6 anos venho fazendo fermentações. Já fui finalista de Cup Of Excellence e defendo muito usar em uma fermentação as leveduras nativas, ou seja, aquelas que fazem parte da biota, que são do próprio lugar onde está sendo processado o lote, com os microrganismos existentes naquele local.

Diante destes aromas e sabores que os cafés fermentados proporcionam para a bebida, muitos testes estão sendo feitos pelos produtores que buscam maior pontuação em seus lotes.

As fermentações podem ser em bombonas, tanques, carretas, montes no terreiro, estufas, sacarias, com leveduras ou sem leveduras, com água ou sem água. Cada produtor deve utilizar os recursos que possui, aqueles que estejam ao seu alcance.

Os cafés naturais ou cereja descascado possuem perfil sensorial de denominação geográfica, com histórico de notas e características do lugar ou região, como fragrâncias, aromas, acidez, sabores e finalizações. Esses perfis sensoriais são marcantes e sempre encontrados pelos degustadores em um cupping.

Então qual o limite do sabor para um café fermentado? O que a fermentação pode agregar na bebida? Em uma fermentação existe a quebra da cadeia de açúcares e ácidos, fazendo com que as características sensoriais já presentes no café sejam potencializadas, aumentando o leque de sabores frutados, trazendo mais licorosidade para a bebida, intensificando aromas e sabores, como os doces, os picantes, entre outros.

Como conseguir uma boa bebida fermentada? O ideal é que os frutos estejam bem maduros, de preferência acima de 90% de maturação, para termos bebidas mais doces, com clareza nas notas frutadas, tanto nos métodos de cafés coados, quanto no espresso.

Quando o café teve um bom processo de fermentação, na degustação ele apresentará notas marcantes na fragrância, no aroma e no sabor. E sua semente in natura apresenta um aspecto bom, com poucos grãos amarelados, ou em processo de senescência.

Já um café em que a fermentação não foi bem conduzida ou que teve grãos verdes, boias e maduros, não apresenta clareza na bebida, mas sim alguma adstringência, como notas frutadas pisadas, aquelas que você não consegue identificar qual fruta é, ou acidez azedas, alcoólicas e avinagradas, além de finalizações vegetais e secas. Quando preparado em um método coado pode ser que não apareça tanto a adstringência, já no espresso ela é potencializada.

“Para fermentar café você tem que se envolver no processo, ter conexão, vibração”.

LEONARDO CUSTÓDIO

Técnico em Cafeicultura, supervisor de qualidade da empresa Agro Fonte Alta, Q-Grader e mestre de torra

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE FRANCISCO GARCIA

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 03/09/2020

INOVAÇÃO QUE NOS TRARÁ INÚMERAS SURPRESAS.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures