No sul de Minas Gerais, safra de café será menor que a esperada

O ciclo deve ter uma quebra entre 10% e 15%, devido aos grãos serem menores.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

A colheita de café na safra 2017/2018 está a todo vapor no Brasil, chegando a 86% da área prevista até a última terça-feira (08), segundo informações da consultoria Safras & Mercado. No sul de Minas Gerais, principal região produtora de café arábica, o ciclo deste ano deve ser menor que o esperado.

Foto: Aislan Henrique da Silva/Café Editora
                               Foto: Aislan Henrique da Silva/Café Editora

De acordo com a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), além da queda da produção pela bienalidade, a safra da região deve ainda ter uma quebra entre 10% e 15%, devido os grãos serem de tamanho bem inferior ao esperado. Um dos motivos para esse cenário é a falta de chuva no período de granação.
Na prática, o que está acontecendo é: para este ano estão sendo necessários 530 litros de café em coco para dar uma saca de 60 quilos de grãos limpos. Em uma safra considerada normal, seriam 480 litros. 

Outro problema que os produtores do sul de Minas estão enfrentando é o preço do café, que está 6% abaixo da cotação em relação ao mês de agosto do ano passado.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

zeni gabriel de faria
ZENI GABRIEL DE FARIA

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/08/2017

Região do Cerrado e Alto Paranaiba com 96% da safra concluída, faltando apenas o café no chão. Quebra próxima de 20% em virtude do aumento de temperatura e falta chuva no período de enchimento do grão.