ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Gerais tem área de 1,2 milhão de hectares de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Em 2016, o governo do estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig), da secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Fundação João Pinheiro, avaliou o tamanho e a distribuição geográfica da produção de café no estado, chegando até 2018.

De acordo com o governo, primeiro foi feito o levantamento da área plantada em 463 municípios produtores de café, com o uso de imagens de satélite. Em seguida houve a validação desses dados em campo, trabalho realizado pelos extensionistas da Emater-MG.

No total, Minas Gerais possui uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares. A região norte e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri possuem 77 municípios produtores e uma área plantada de 37,8 mil hectares. Já o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e região nordeste somam 51 municípios e uma área cafeeira de 211,9 mil hectares. Na Zona da Mata mineira, no Vale do Rio Doce e na região central do estado, são 181 municípios e uma área cultivada de 322 mil hectares. As regiões sul e centro-oeste, juntas, possuem a maior área dedicada ao café: são 649,9 mil hectares plantados em 154 municípios.

Para Niwton Moraes, assessor especial de Cafeicultura da Seapa, Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, com mais de 50% da safra nacional. "A partir da conclusão do mapeamento, algumas metodologias já propostas de estimativa de produtividade, e outras a serem desenvolvidas, deverão ser implementadas para obtenção das previsões de safras, através de critérios mais objetivos e precisos”, comenta.

De acordo com o governo de Minas, com a utilização da metodologia intitulada Caracterização das Unidades de Paisagem, foi possível conhecer as potencialidades, limitações e aptidões de cada uma delas. Essa metodologia, por exemplo, foi utilizada para caracterizar a macrorregião norte e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A conclusão, segundo o estudo, é de que nessa macrorregião há restrições para o cultivo de café arábica, devido às condições térmicas e hídricas. Porém, observou-se aptidão para o desenvolvimento da variedade café robusta.

As informações são da Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures