ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ihcafé apresenta resultados de estudo sobre broca-do-café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAG), por meio da Diretoria de Ciência e Tecnologia Agropecuária (Dicta), do Instituto Hondurenho do Café (Ihcafé), apresentou os resultados do estudo do projeto de café, com apoio do Fundo Regional de Tecnologia Agrícola (Fontagro).

Em Honduras, o estudo foi realizado nos departamentos de Comayagua e El Paraíso, através do projeto de revisão de estratégias para o manejo da broca-do-café (Hupothenemus hampei), visando enfrentar alterações climáticas.

José Benítez Portillo, secretário da SAG por lei, disse que "devido às flutuações nas condições climáticas e a tendência futura que eles representam, o estudo patrocinado pelo Fontagro, executado pela SAG Dicta com o Ihcafé, concentrou seus esforços para estudar as características biofísicas das lavouras de café e o manejo da sombra nas condições atuais".

A broca-do-café é a praga mais importante em cafezais comerciais em praticamente todos os países produtores do mundo. Todas as variedades e espécies comerciais de café são atacadas por este inseto, que reduz o rendimento e a qualidade do grão.

Segundo o estudo, foi anunciado que antes do início do projeto os cafeicultores não realizavam práticas de manejo integrado e 15% dos produtores realizavam repela no final da safra sem medir a eficiência.

Como resultado do projeto, o conhecimento da biologia do café por parte dos cafeicultores também foi substancialmente melhorado. Foi determinado que o melhor momento para colocar as armadilhas é imediatamente após a colheita e que pelo menos duas estratégias de controle são necessárias para o manejo da broca.

Além disso, na apresentação dos resultados, foi entregue a documentação de quatro produtos, a determinação do grau de infestação da broca do café nas fazendas avaliadas, caracterização do comportamento climático em áreas produtoras de café em Honduras, caracterização socioeconômica dos sistemas de produção familiar e implementação da Gestão Integrada da Broca em os locais de estudo.

Segundo Mario Ordoñez, assessor técnico do Ihcafé, Honduras ocupa o primeiro lugar na produção de café na América Central e terceiro lugar na América Latina, seguido pelo Brasil e Colômbia. Globalmente, é o quinto maior exportador de grãos do continente europeu.

De acordo com ele, a produção nacional é de cerca de 12 milhões de sacas. Através de exportações são geradas divisas de US$ 1,5 a US$ 2,2 bilhões de dólares, contribuindo com 35% para o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do país.

A reunião contou com a presença de José Benítez, secretário da SAG; David Wainwrigth, assessor ministerial; Narcizo Meza, responsável pelo programa Generación SAG Dicta; Mario Ordoñez, assessor técnico do Ihcafé; Ángel Trejo, representante do Ihcafé; entre outros.

As informações são do HRN / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures