FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Viveiro de mudas de café a pleno sol

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 26/09/2018

4
0

As mudas de café são usualmente formadas em viveiros sob meia sombra. No entanto, elas também podem ser conduzidas a pleno sol, sem sombra, mas deve haver cuidados.

A sombra nas mudas tem a finalidade de tornar o ambiente mais favorável ao crescimento delas, já que quando as plantas de café estão novas, com folhas totalmente expostas, a fotossíntese é maior quando há menor luminosidade. Por isso se utiliza a cobertura superior do viveiro, com uso de sombrite, palhas de coqueiro, bambus, etc.

A formação de mudas a pleno sol tem a vantagem de economia em toda a estrutura do viveiro, esteios, travessas, arame, material de sustentação e de cobertura. Além disso, as mudas, quando formadas, ficam com caule mais grosso e mais ambientadas, com melhor pegamento e desenvolvimento inicial no campo.

Nas propriedades onde as mudas são formadas em menor quantidade, ou mesmo em viveiros comerciais, é viável formar mudas a pleno sol. Os cuidados a serem adotados são:

1) Não formar mudas em período de inverno onde ocorrem geadas, pois elas sem cobertura ficarão mais sujeitas à queima;

2) Prover bom sistema de irrigação, se possível com micro-aspersão;

3) Retirar a cobertura de capim ou sacaria colocada sobre os canteiros logo que as sementes iniciarem sua germinação, para evitar queima nos joelhos das mudinhas pelo sol;

4) Adubar com nitrogênio desde o surgimento da orelha de onça, pois a enzima nitrato-redutase, que promove o aproveitamento do N, é menos ativa com maior luminosidade.

Como se pode ver, com a adoção de cuidados fica mais simples e econômico produzir mudas de café a pleno sol, sem falar na sua melhor qualidade. Destaca-se, nesse aspecto qualitativo, uma melhor relação sistema radicular/parte aérea, com maior quantidade de raízes nas mudas a pleno sol em relação às mudas de sombra.


Viveiro comercial de mudas de café formadas a pleno sol - Brejetuba (ES)


À esquerda, detalhe de mudas de café indo pro primeiro par de folhas sob condição de pleno sol. À direita, maior quantidade de raízes em mudas formadas a pleno sol

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 30/09/2018

O telefone do viveirista não tenho, mas pode se comunicar através do e-mail niesonbarbosa@hotmail.com. Matiello
IVONALDO GOMES DA SILVA

EM 30/09/2018

Como compras essas muda .passa o numero de telefone !
ALBA ORNELAS DE MELLO

MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 29/09/2018

O rosto do viveiro a pleno sol é de chuvas de granizo, muito comum na primavera. Sou produtora de mudas de café nem Carmo do Rio Claro, sul de minas.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 27/09/2018

O viveiro da foto fica em Brejetuba-ES e o contato é niesonbarbosa@hotmail.com. Matiello