ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sucesso na formação, em larga escala, de mudas de café em bandejas plásticas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 30/11/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Mudas de café formadas em bandejas, ao nível das Fazendas, apresentam vantagens técnicas e econômicas, com facilidades na sua formação e no plantio das mudas no campo.

As mudas de café podem ser formadas em diferentes recipientes: sacolinhas plásticas (as mais comuns), tubetes, sacolas de TNT ou bandejas plásticas. Estas últimas se adaptam bem a plantios mais extensivos, pois podem ser usadas na formação de mudas em viveiros nas próprias fazendas, dispensando a compra onerosa das mudas procedentes de viveiros comerciais.

As bandejas mais adequadas para a formação de mudas de café são as que possuem 50 ou 32 células por bandeja. As de 50 células, mais usadas para café, tem tamanho de 54 x 28 cm e cada célula de formato cônico possui 4,8 cm de diâmetro na boca e profundidade de 10 cm, com volume de 90 cc. Nelas se produzem mudas que devem ir ao campo mais cedo, com 3-5 pares de folhas. Os substratos empregados no enchimento podem ser os artificiais, com base em fibra de coco, casca de arroz carbonizada ou com parte de casca de pinus. Pode-se, ainda, usar um substrato caboclo, preparado com materiais da própria fazenda, sendo casca de café curtida e esterco de curral, em proporções iguais.

As bandejas devem ser dispostas sobre uma espécie de jirau, elevado a cerca de 1m do solo, podendo ser sustentadas por arames ou por taliscas de madeira ou por tela de sombrite sob elas. A suspensão das bandejas é importante, pois as raízes das mudas, ao chegarem ao fundo da célula da bandeja, devem encontrar o ar, se auto podando e evitando piões tortos.

Inúmeros trabalhos de pesquisa já foram divulgados sobre os modos de formação de mudas em bandejas, as quais mostram a vantagem de custo baixo, prevenção de infestação por nematoides e alto rendimento no plantio, podendo um trabalhador plantar mais de 1000 a 2000 mudas por dia de serviço. A desvantagem, pelo pouco substrato que possuem, é a menor facilidade de seu pegamento no campo, por isso deve-se plantar em época chuvosa e contar com um sistema para eventuais molhações.

Na Fda Sta Helena, por 3 anos seguidos vem sendo formadas e plantadas mudas de bandeja, tendo já sido formadas mais de 600 mil mudas. Nesse processo, os principais cuidados são na germinação das sementes, devendo-se semear duas sementes por célula. Nos cuidados na nutrição, desde o estágio de orelha de onça com suplementação, conforme a necessidade observada pelo desenvolvimento das plantas, com fertilizantes químicos usuais ou os de lenta liberação.

No plantio ocorre grande facilidade com as mudas de bandeja, seja no transporte, pelo pouco peso, seja na colocação da muda no solo, por ser facilmente retirada da bandeja e depositada em um pequeno buraco no solo, feito com um chucho de madeira. O pegamento e o desenvolvimento das mudas no campo têm sido normais, sem problemas observados nos cafeeiros a médio e longo prazo, com formação de sistema radicular adequado e com boa produtividade nas plantas.


Viveiro de mudas de café em bandejas plásticas na Fda Sta Helena. Mudas de Catucaí Amarelo 2 Sl, em fase de aclimatação, já em estágio de plantio. Areado-MG, nov 2018


Detalhe das mudas na bandeja, vendo-se as células e a bandeja depositada sobre uma tela de sombrite, alta, cerca de 1m do chão.


Detalhes da muda, seu sistema radicular no bloquinho retirado da bandeja (esq.) e aspecto das mudas recemplantadas no campo (dir.)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures