ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As mudas de café precisam ser boas, não bonitas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 16/11/2016

2 MIN DE LEITURA

3
1
Mudas de café com folhas muito verdes, tenras e grandes, que atraem pelo bom aspecto, ou seja, mudas todas bonitonas, nem sempre são as mudas melhores para plantio. A boa qualidade das mudas está ligada à sua genética e aos cuidados na sua formação.

Nos aspectos genéticos - as mudas devem ser oriundas de sementes, ou estacas, de origem conhecida (sementes ou clones certificados), observando as indicações de cultivares com características mais apropriadas e adaptadas à região de plantio, sendo essenciais - a produtividade, o porte baixo, o vigor e a resistência do material genético.

Foto: Procafé    Foto: Procafé
Mudas de café de folhas verde claro e amareladas, coriáceas, indicam menor forçamento da parte aérea, através de adubação nitrogena e melhor aclimatação ou condicionamento hormonal


Na formação das mudas são muito importantes:
1- A escolha da área do viveiro - com boa insolação, em local alto, sem umidade e não localizado logo abaixo de lavoura.
2- O uso de substrato livre de nematoides, se possível fazendo análise prévia.
3- Fazer registro do viveiro - com técnico responsável.
4- Na semeadura – usar sempre o semeio direto, para evitar raízes tortuosas.
5- Proteger as mudas contra pragas e doenças – e controlar sempre que necessário, sendo que no caso de Pseudômonas indica-se eliminar mudas doentes.
6 - Produzir/plantar mudas no estágio certo – com 4-6 pares de folhas. Não forçar seu crescimento vegetativo em detrimento do sistema radicular.
7- Fazer a aclimatação das mudas ao sol, ou, preferivelmente, um condicionamento hormonal, que segura o crescimento vegetativo, com amadurecimento/endurecimento dos tecidos e amplia o crescimento do sistema radicular fino.
8- Selecionar as mudas antes do plantio, recuperando ou eliminando mudas fracas no viveiro.

Uma boa muda é aquela que possui mais raízes, essenciais no pegamento e na boa estruturação inicial da planta no campo. Uma boa proporção do sistema radicular, com sua parte aérea, em peso, é de quase 1 para 1. Todos os tipos de mudas podem ter boa qualidade, seja as de sacola plástica, as de tubete, as de bandeja ou de sacolas de TNT. Basta adequar o seu tamanho e os cuidados no plantio. Muda de qualidade tem caule mais grosso, folhas coriáceas, de coloração verde-claro e devem estar livres de pragas e doenças.

Tem chamado à atenção, ultimamente, a pequena quantidade de cafeicultores que fazem suas próprias mudas, havendo preferência pela sua aquisição em viveiristas. Isto vem dificultando sob dois aspectos:
1º - A aquisição das mudas eleva o custo da implantação da lavoura, visto que os plantios atuais, em sistema renque ou semi-adensados, necessitam do uso de um número elevado de mudas por área, de 5000-8000/ha, assim, logo de saída, isso incorre em gasto de cerca de 2500,00 – 4000,00/ha.
2º- O cafeicultor fica sujeito a adquirir/plantar as mudas que o viveirista tem disponível no momento, nem sempre daquela variedade ou da qualidade que o produtor deseja. Com isso, a adoção de novas variedades fica mais difícil, pois os viveiristas tendem a formar mudas das variedades tradicionais. Nesse caso, uma das alternativas seria o cafeicultor adquirir sementes de variedades que achar mais adequadas, então, com elas, ou formar suas próprias mudas ou fornecer as sementes pro viveirista formar as mudas para ele (cafeicultor).


Foto: Procafé
O sistema radicular das mudas, sua proporção com a parte aérea é muito importante.


Foto: Procafé
Mudas de tamanho menor, de tronco grosso e bem aclimatadas e condicionadas com hormônios, se adaptam bem no campo

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LAURO LUIZ VOGEL

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2019

Bom dia sou de Minas gerais eu fiz um viveiro de mudas de café catuai minhas mudas estão com 2 pares de folhas mas estão aparecendo uma mancha preta no caule e morrendo gostaria de saber o que posso fazer obrigado
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 22/11/2016

As mudas juntamente com o preparo das covas ou sulcos são de fundamental importância para a boa formação de uma lavoura de café, especialmente no caso de plantios adensados, onde é de fundamental importância que haja boas produtividades a partir dos 30 meses. Lavouras adensadas quando mal plantadas ou conduzidas acabam por fechar antes de o produtor ter recuperado seus investimentos, o que não acontece com lavouras conduzidas a livre crescimento, que mesmo com um início ruim acabam com o tempo dando algum retorno.
ITAMAR PEREIRA

CAMACHO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 21/11/2016

O melhoramento genético deve seguir para aumento da produtividade, com cultivares de elevado potencial produtivo, com boa qualidade de bebida e, sobretudo, com adaptação a condição de ambiente em que a cafeicultura é explorada que possa complementar a capacidade produtiva das cultivares atuais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures