Com o objetivo de identificar os principais problemas ocorridos nas lavouras de café na safra brasileira e propor políticas públicas direcionadas a esses impasses, a Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) está apoiando pelo 3º ano consecutivo a Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira 2017, do site CaféPoint.
Foto: Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
Composta por 24 itens, a Pesquisa permite aos produtores de arábica e conilon traçarem um diagnóstico fiel do que realmente aconteceu na temporada 2016/2017. Para o assessor técnico da CNA, Maciel Aleomir da Silva, é de extrema importância que os cafeicultores respondam ao questionário: "é importante termos esse feedback para identificarmos fatores adversos que podem influenciar na produção, como problemas climáticos e infestações de pragas".
Desde os primeiros anos, o questionário é montado com base nas ocorrências verificadas no decorrer das safras. Além de detectar os problemas, o estudo também visa descobrir pontos positivos, como os sistemas de tecnologia que estão sendo utilizados nas lavouras. O desempenho da produção, em volume e rendimento, é outra questão analisada.
Conforme o assessor, a previsão para o volume da safra 2017 ficará abaixo do esperado, com grãos miúdos, falta de chuvas e devastação de pragas: "apesar de ser uma safra de bienalidade negativa, os produtores já relatam queda de 20% em relação ao que se esperava. O surto da Broca-do-Café também afetou muitas regiões produtoras".
A CNA já está desenvolvendo materiais informativos sobre o manejo adequado das plantações contra a Broca para distribuir aos produtores. Devido ao surto do inseto, especialistas afirmam que a safra do ano que vem já está comprometida. "Nesse final de colheita, todos os frutos precisam ser retirados dos pés de café e do chão, evitando criar um cenário favorável para a proliferação da praga", disse Silva.
O material estará disponível virtualmente na próxima semana e impresso durante na Semana Internacional do Café (SIC), que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de outubro.
Para participar da Pesquisa Cafeeira, clique aqui e responda como foi a sua colheita e o que você espera da safra 2017 de café. As respostas serão validadas até o dia 3 de outubro.