ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Semana Internacional do Café 2020 será digital e 100% gratuita, com foco em conhecimentos e negócios

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

Principal evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) precisou se adaptar com a chegada da pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19). Realizado anualmente em BH, a edição 2020 - de 18 a 20 de novembro - será 100% digital, através de uma plataforma exclusiva, desenvolvida especialmente para a SIC.

Conhecida por sua extensa programação, milhões de reais em negócios realizados e ampla rede de conexão, a SIC manterá seus pilares oferecendo exposição de marcas, palestras, painéis, entrevistas, encontros, reuniões, premiações, cursos e competições. A grande novidade deste ano é que todo o conteúdo será gratuito durante os três dias de evento.

Produtores, classificadores, torrefadores, traders, exportadores, proprietários de cafeterias, baristas e especialistas conhecerão as novidades do mercado e poderão também descobrir e ter acesso a quem produz os melhores cafés brasileiros da safra 2020/2021, no concurso Coffee of the Year Brasil.

Segundo Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG: “A SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. É de extrema importância que possamos promover o evento de forma digital, este ano, para que resultados expressivos e crescentes sejam obtidos.”

Em 2019, a SIC teve visitação recorde de 23 mil pessoas e R$ 50 milhões em negócios iniciados, com 40 eventos simultâneos, 220 expositores e 31 países visitantes.

 

Conteúdo relevante e público ampliado
Em recentes pesquisas, o café se mostrou a bebida mais resiliente na pandemia e mantém índices de crescimento e consumo.

Um dos focos da SIC 2020 também será a exposição de produtos e marcas, com atrações para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service e baristas. Empresas interessadas poderão expor seus produtos dentro da plataforma e criar promoções especiais para os participantes da SIC.

“A SIC - como uma plataforma de conexão entre todo o setor - é uma vitrine e aceleradora de projetos inovadores. Nossa missão sempre foi promover um ambiente que pudesse criar essas oportunidades. Esse ano, no digital, vamos trazer para o visitante toda essa riqueza de conteúdo e networking, continuar a gerar negócios no café; que tem apresentado resiliência, apesar da pandemia”, afirma Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora.

Com o evento 100% digital, o objetivo é que a visitação possa ser ampliada e que mais profissionais possam acessar a plataforma - por meio de cadastro prévio - para conhecer as oportunidades do mercado de café e conhecimento. Dentre as atrações previstas está a presença de convidados internacionais do setor que trarão conhecimento em cursos e painéis, além de renomados especialistas nacionais que apresentarão conteúdos exclusivos e de muita relevância.

Safra de qualidade e agregação de valor

Em um ano de safra brasileira de café com alta qualidade e ótimas perspectivas, a SIC terá também como um dos focos o apoio às regiões produtoras e as indicações geográficas. O Sebrae, um dos realizadores do evento, trará conteúdos para debater sobre os movimentos, tendências e perspectivas do café no Brasil e no mundo. O Minas Coffee Origins Summit volta para evoluir temas determinantes para o café. “Vamos discutir novas ideias, novas oportunidades de crescimento para produtores e empresários do setor que buscam diferenciação, desenvolvimento das suas regiões produtoras e valorização da origem. Tudo isso sem perder de vista que o café tem uma cadeia produtiva complexa e que demanda, cada vez mais, transparência para gerar e ampliar o impacto coletivo”, destaca Priscilla Lins, gerente de Agronegócio do Sebrae Minas.

A safra de café 2020/2021 está sendo colhida desde maio em todo o Brasil e apresenta números positivos. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em quase todas as regiões produtoras de café do país estima-se uma produção maior que em 2019, devendo alcançar o total nacional de até 62 milhões de sacas beneficiadas. No arábica, a produção estimada é de até 46 milhões de sacas, representando aumento em comparação ao volume produzido na safra passada de até 34,1%. No canéfora/conilon, a produção estimada é de até 16 milhões de sacas, representando crescimento de até 6,8%, em comparação ao volume produzido na safra passada.

Além do volume, a qualidade é muito importante neste ano-safra. A dedicação dos produtores no manejo para a produção de cafés especiais está mostrando esses resultados. “Estamos com uma expectativa positiva em relação à qualidade da safra de café neste ano e acreditamos que, durante a SIC - que faz parte da política de promoção do café mineiro - será possível que o público possa ter acesso virtual aos melhores resultados da colheita e que o produtor agregue valor ao seu produto”, afirma Ana Valentini, secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

A programação completa e os convidados confirmados serão informados pela organização por meio do site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e nossas mídias sociais.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

SERVIÇO
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital

De 18 a 20 de novembro
Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br
#conectadospelocafé
Para informações e atendimento à imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter:
@semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures