Sara Lee e Três Corações deixam Abic
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) acaba de trocar de comando, em meio à saída de duas grandes filiadas. Segundo Américo Sato, o novo presidente da entidade, as duas companhias não deram justificativas para o desligamento. "O que posso dizer é que a Abic é uma associação de representação nacional e não poderia dar prioridade a interesses individuais, em detrimento de uma maioria", disse.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo Américo Sato, as duas companhias não deram justificativas para o desligamento. "O que posso dizer é que a Abic é uma associação de representação nacional e não poderia dar prioridade a interesses individuais, em detrimento de uma maioria", disse. As empresas associadas da Abic, incluindo Sara Lee e Três Corações, participavam com quase 70% do café torrado e moído industrializado no País em 2010, consumindo perto de 19 milhões de sacas de 60 kg.
Em termos financeiros, continuou Sato, a saída das duas empresas não representa grande transtorno para a Abic. Isso porque a contribuição à entidade é limitada a determinado volume de sacas industrializadas. Ultrapassando esse limite, a contribuição não se altera.
O anúncio da saída da Sara Lee e Três Corações foi formalizado durante reunião do Conselho Deliberativo da Abic, no Rio de Janeiro, da qual participaram cerca de 25 representantes das indústrias. Segundo um dos participantes, a saída das duas empresas pode ter como pano de fundo o desacordo com relação à questão tributária de PIS/Cofins, que está sendo discutida com o governo.
Américo Sato ressaltou que a exportação de café torrado e moído deve ser uma meta a ser perseguida pelo setor, "inclusive por orientação da presidente Dilma", comentou. Ele explicou que mercados ditos maduros, como Estados Unidos e União Europeia, não devem ser o foco dos industriais. "Me parece mais viável explorar novos mercados, com potencial de elevação de consumo de produto de maior valor agregado, como Oriente Médio e Ásia", ponderou.
A matéria é da Agencia Estado, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

RAUL SOARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 08/07/2011
MUTUM - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 30/06/2011
MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ
EM 27/06/2011
A saída destas empresas é apenas a "ponta do iciberg".Vamos aguardar para ver.

ITU - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 27/06/2011
abraços a todos