Qual expectativa para 2012 analisando as condições de sua lavoura?
Doenças, geada, falta de chuva para florada que se inicia, oferta restrita, etc. Qual expectativa para 2012?
Publicado por: CaféPoint
Publicado em:
Confira abaixo e participe!
"Caros produtores,
A colheita no Brasil está quase se encerrando. Para a safra 2011 nota-se dificuldade de encontrar grãos graúdos, além do que alguams regiões foram afetadas por geadas pontuais, que devem refletir na produção de 2012.
Gostaria de saber, que fatores até então observados podem influenciar qualidade e quantidade produzida em 2012.
Doenças, geada, falta de chuva para florada que se inicia...etc. E qual expectativa para 2012?"
Enviem seus comentários e participe através do formulário abaixo!
Equipe CaféPoint.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 04/09/2011
Obrigado
LAJINHA - MINAS GERAIS
EM 03/09/2011
A preocupação quanto as chuvas na região de vocês é coerente. Em setembro do ano passado as chuvas foram boas e propiciaram floradas mais concentradas onde colhemos uma ótima safra e muito boa para qualidade. A Zona da Mata para 2012 na região de Lajinha e Manhumirim deve colher um pouco menos que este ano.

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 31/08/2011
Aqui na região de Muzambinho, Guaxupé, Guaranésia já ocorreu a 15 dias uma florada até expressiva como consequência de uma pequena precipitação do inicio de agosto. É bastante preocupante o deficit hidrico, o solo apresenta grandes rachaduras. Neste momento ocontece uma pequena precipitação e a previsão é que não passe de uns 5 mm, chuva suficiente apenas para despertar o restante dos botões florais. Baseado no exposto, acrescento as palavras do Sr. Erásio que precisamos de chuvas urgentes, mas, em grande volume, caso contrário a produção futura estará seriamente comprometida. A Mancha Aureolada e a Phoma estão quase que sem controle, devido principalmente a ineficiência dos produtos comerciais.
Confirmo o citado pelo Sr. Carlos Paulino, Presidente da Cooxupé, estão sendo necessários muito café para uma saca limpa.
Abs. Sérgio.

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 30/08/2011

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 30/08/2011
FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 29/08/2011
Quanto a 2012, nas regiões de menor altitude, precisa chover rápido, as lavouras já começam a dar sinais de desidratação nas folhas e nas partes mais altas, com altitude acima de 1.000 mts, a mancha aureolada e a phoma, atacam com muita agressividade, já contabilizando expressivo prejuizo para safra seguinte, pela grande quantidade de ramos já mortos nas plantas devido a essa terrivel bactéria, ainda sem controle de prevenção.
LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 26/08/2011