ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proposta do Consórcio Público para Desenvolvimento da Cafeicultura é apresentada em MG

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/04/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A proposta do Consórcio Público para Desenvolvimento da Cafeicultura (ConCafé) como ferramenta de apoio aos cafeicultores foi apresentada nesta sexta-feira (13), na abertura do 1º Seminário da Cafeicultura da Região Sul e Sudoeste de Minas, no Instituto Federal Sul de Minas Gerias Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS), em Belo Horizonte.

O superintendente do ConCafé, Rodrigo Moreira, disse que o consórcio existe há dois anos e conta com 42 municípios. “O objetivo principal desse seminário é mostrar a estrutura, o que é o ConCafé, a ferramenta pública, como ele pode atuar aqui na região. Mostrar que estamos disponíveis para trazer projetos e trabalhos que venham a agregar na cafeicultura da nossa região do sul e sudoeste de minas” explica Moreira.

O encontro contou com a presença do diretor geral do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; do presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (COOXUPÉ), Carlos Alberto Paulino da Costa; Carmem Lúcia Chaves de Brito, presidente da BSCA; Luiz Otávio Araripe, representante do CECAFÉ; o deputado estadual Emidinho Madeira, coordenador de indicação geográfica do Ministério da Agricultura, Wellington Gomes dos Santos; o presidente do ConCafé e prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Lara; além de prefeitos da região, produtores rurais, alunos e professores do Campus Muzambinho.

A região sul de Minas é a principal produtora da café arábica do Brasil. A expectativa de colheita para a safra 2018 é entre 15,6 e 16,4 milhões de sacas de café, segundo levantamento da Conab. Fato que foi ressaltado pelo deputado Estadual Emidinho Madeira, que em seu discurso falou sobre a importância do consórcio que tem caráter suprapartidário.

O IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, foi escolhido para receber o 1º Seminário de Cafeicultura por causa do papel da instituição, que desenvolve pesquisas no setor cafeeiro. “Eu creio que trazendo este tipo de evento da cafeicultura vem a calhar com a proposta do Instituto Federal que está aqui na nossa região. O consórcio público busca essa parceria com o instituto, devido os ideais serem muitos parecidos”, explica o superintendente do ConCafé.

Os estudantes dos cursos técnico em agropecuária e tecnologia em cafeicultura ajudaram na realização do evento. Segundo o professor José Marcos Angélico Mendonça, a realização do seminário no Campus Muzambinho traz oportunidades para os estudantes. “Nossos alunos participam de todo o processo. Desde a construção do evento até a aquisição de informações durante as palestras. Os nossos parceiros enxergam o instituto como uma instituição que colabora, que está sempre de portas abertas e a gente torce para que isso continue daqui pra frente.” ressalta o professor.

Para o presidente da COOXUPÉ, Carlos Alberto Paulino da Costa, o seminário é importante para debater o fortalecimento do agronegócio na região. “O café tem uma capilaridade muito grande, uma importância social muito superior a importância econômica dele. Esses eventos mostram para a sociedade, para os produtores, mostram para as lideranças que existem problemas e que esses problemas têm que ser enfrentados, têm que ser discutidos. E esse é um fórum apropriado para a discussão.”, finaliza o presidente da cooperativa.

Para Rodrigo Moreira, o seminário foi um marco para a região. “Esse 1º seminário tenta buscar novamente a representação junto aos órgãos de cafeicultura que foi perdida durante um período. Nós estamos reaproximando esses órgãos, mostrando o consórcio como ferramenta.”

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Sul de Minas Gerias Campus Muzambinho.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures