Parceria público-privada dá oportunidade a agricultores

USAID, Walmart, TransFair USA e SEBRAE uniram forças numa parceria público-privada de três anos que visa fomentar o Fornecimento Responsável. De 2007 a 2010, os parceiros investirão US$ 1,9 milhão e darão suporte técnico a 5 mil agricultores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para que melhorem a qualidade do café, a gestão das cooperativas e os esforços de marketing.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

USAID, Walmart, TransFair USA e SEBRAE uniram forças numa parceria público-privada de três anos que visa fomentar o Fornecimento Responsável. De 2007 a 2010, os parceiros investirão US$ 1,9 milhão e darão suporte técnico a 5 mil agricultores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para que melhorem a qualidade do café, a gestão das cooperativas e os esforços de marketing.

"Queremos parabenizar os agricultores que participaram do Concurso de Qualidade Fair Trade Certified de 2009 e os admiramos pelos seus esforços incansáveis de trazer aos nossos membros o café da melhor qualidade," afirmou Jill Turner-Mitchael, vice-presidente sênior de Merchandising do Sam's Club. "Estamos orgulhosos com o fato de, através desta parceria, estarmos proporcionando a estes agricultores a oportunidade de continuar a melhorar suas operações, competir no mercado global e proporcionar uma vida melhor para suas famílias e comunidades.

"Produtores e suas famílias se beneficiam do aumento das oportunidades de emprego, do maior acesso a novos mercados domésticos e internacionais, do maior uso de métodos de cultivo ambientalmente corretos, dos melhores preços para seus grãos de café e das melhorias gerais na qualidade de vida. "Estes cafeicultores passaram os últimos dois anos trabalhando sem descanso na melhora da qualidade de suas plantações. Eles participaram de treinamentos, foram a conferências sobre cafés especiais, e pela primeira vez, diversas cooperativas tinham seus próprios degustadores qualificados," declarou Paul Rice, presidente e CEO da TransFair USA.

"Devido ao Projeto de Parceria de Fornecimento Responsável, foram descobertos alguns dos melhores cafés especiais do Brasil, e temos muito orgulho em dizer que eles possuem a certificação Fair Trade."Em 2008, as importações de café Fair Trade Certified pelos EUA cresceram mais de 30%. A certificação Fair Trade garante preços maiores, apoio à agricultura sustentável e recursos para projetos de desenvolvimento eleitos democraticamente. O Projeto de Parceria de Fornecimento Responsável é uma união pública-privada inovadora, com objetivo de ampliar os benefícios obtidos pelos agricultores brasileiros com o Comércio Justo, aumentando suas rendas e capacidades no futuro.

USAID

A USAID é uma Agência do governo federal dos EUA, independente, responsável por programas de assistência econômica e humanitária em todo o mundo. No Brasil, a USAID trabalha para contribuir para várias metas e objetivos de desenvolvimento econômico, social, sustentável e igualitário, enquanto fortalece uma parceria vital que existe entre os povos do Brasil e dos EUA.

Walmart

A Wal-Mart Stores, Inc. (NYSE: WMT), ou "Walmart," atende clientes e sócios mais de 200 milhões de vezes por semana em mais de 8.000 unidades de venda sob 53 diferentes bandeiras em 15 países. Com vendas de U$401 bilhões no ano fiscal de 2009, a Walmart emprega mais de 2.1 milhões de funcionários em todo o mundo. A Walmart foi a primeira colocada entre os varejistas na pesquisa da revista Fortune sobre as Empresas Mais Admiradas.

TransFair USA

A TransFair USA, uma organização membro da FLO (Organização Certificadora de Comércio Justo), é o único certificador de produtos Fair Trade CertifiedT nos Estados Unidos. A TransFair USA certifica de acordo com os padrões internacionalmente aceitos da FLO, monitorando transações entre empresas americanas e seus fornecedores internacionais para garantir que os agricultores e trabalhadores que produzem mercadorias com Certificado de Comércio Justo recebam preços e salários justos. A TransFair USA certifica café e mais de 20 outras categorias de produtos.

Sebrae-MG

Desde agosto de 2007, o Sebrae-MG apoia grupos de cafeicultores no processo de certificação em Fair Trade e no acesso a mercados externos. Já foram realizadas clínicas tecnológicas, capacitações para estimular o cooperativismo e missões internacionais para a feira da Specialty Coffee Association of America (SCAA), em 2008 e 2009, nos EUA.

As informações são de Guilherme Monsanto, representante do consulado americano no Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.