Em ofício encaminhado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) ao ministro da Agricultura Reinhold Stephanes e ao presidente da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, Wagner Gonçalves Rossi solicita prorrogação de contratos de opção de café.
Na colheita da safra 2009 de café, a FAEP alertou ao governo que os problemas climáticos causariam severas perdas de qualidade e produção, dificultando ainda mais a situação econômico-financeira dos produtores do Estado.
Hoje, percebe-se que aquelas perdas de qualidade afligem o setor produtivo, pois mais da metade dos lotes de café paranaense, cujos Contratos de Opção de Venda foram adquiridos em leilão, não passaram nos testes de qualidade avaliados pelo laboratório contratado pela CONAB.
Os argumentos técnicos para contrapor a reprovação do café do nosso Estado vieram dos próprios técnicos do Ministério da Agricultura e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Foi comprovado que o café paranaense tem a qualidade necessária para ser comercializado e será realizada uma harmonização entre os técnicos do País para esclarecer o assunto no dia 02 de fevereiro, em Varginha/MG.
Entretanto, o prazo de entrega do café da primeira etapa do Aviso 216 dos Contratos de Opção de Venda vai até o dia 29 de janeiro, três dias antes da harmonização supracitada. Este prazo fará com que muitos produtores deixem de exercer suas opções pelo fato de não haver esclarecimentos suficientes para garantir que o produto não seja devolvido e o ônus disso seja arcado integralmente por eles próprios.
Estima-se que poderão ser entregues aproximadamente 195 mil sacas pelos produtores adquirentes do Contrato de opção, que receberão R$ 303,50 por saca de 60kg. Como cada produtor pôde adquirir 4 contratos, cerca de 487 produtores dependem da ampliação do prazo.
Pelo exposto, é imprescindível que se prorrogue o prazo de entrega por mais 30 dias para que fiquem elucidados todos os parâmetros de avaliação dos lotes de café.
As informações são da Faep, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.
Opções: FAEP pede prorrogação de contratos de café
Wagner Gonçalves Rossi, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) encaminhou um ofício ao ministro da Agricultura Reinhold Stephanes e ao presidente da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento solicitando prorrogação de contratos de opção de café. Wagner acredita que é imprescindível que se prorrogue o prazo de entrega por mais 30 dias para que fiquem elucidados todos os parâmetros de avaliação dos lotes de café.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!