A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou seu relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, referente a janeiro deste ano, no qual projetou em 134,833 milhões de sacas de 60 kg a produção para a safra mundial 2010/11, volume, caso confirmado, 9,53% superior às 123,103 milhões colhidas na temporada 2009/10.
De acordo com o diretor-executivo interino da OIC, José Sette, este aumento é atribuído principalmente à produção da variedade Arábica, que responderá por 62,3% do total, contra 59,6% no ano safra 2009/10. Já a participação dos Robustas deverá cair de 40,4% para 37,7% em 2010/11. Ainda em seu relatório, a OIC aponta que, dos 11 principais produtores de café no mundo (Brasil, Vietnã, Indonésia, Colômbia, Etiópia, Índia, México, Guatemala, Honduras, Peru e Uganda), apenas a Indonésia deverá registrar uma queda significativa na produção durante o ciclo 2010/11.
Sette recorda que a safra 2011/12 é um ano de baixa no ciclo bienal da cafeicultura no Brasil, com as autoridades do País projetando a colheita entre 41,9 milhões e 44,7 milhões de sacas. A produção de Arábica ficará entre 31,0 milhões e 33,2 milhões de sacas, ao passo que a de Robusta será de 10,9 milhões a 11,6 milhões de sacas. "O nível de produção previsto para os Arábicas neste ano indica uma tendência de redução nas variações bienais da cultura, possivelmente como resultado de avanços nas práticas agrícolas em algumas áreas de produção", destaca.
Finalizando, o diretor-executivo da OIC diz ser conveniente observar que as condições climáticas desfavoráveis nas principais regiões produtoras de café continuam a aumentar as incertezas em relação ao abastecimento de várias origens, o que contribui para a manutenção da firmeza nos preços. "Atualmente, existem possibilidades de substituição dessas origens em falta, no entanto é provável que isso se torne mais difícil", conclui.
Consumo mundial
Devido à flutuação atual de consumo, é provável que serão excedidas 131 milhões de sacas em 2010. "Este dinamismo é atribuído principalmente aos mercados emergentes e a países produtores, especialmente àqueles que realizam programas de promoção designados a aumentar o consumo doméstico", explicou José Sette, diretor-executivo interino da OIC.
De acordo com Sette, o atual crescimento econômico do Brasil, acompanhado da melhor distribuição de renda e de uma redução relativa na taxa de desemprego, são fatores que promovem o desenvolvimento do consumo interno da bebida no País.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional do Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
OIC estima aumento da safra mundial e do consumo
A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou seu relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, referente a janeiro deste ano, no qual projetou em 134,833 milhões de sacas de 60 kg a produção para a safra mundial 2010/11, volume, caso confirmado, 9,53% superior às 123,103 milhões colhidas na temporada 2009/10. Em relação ao consumo mundial, a OIC acredita que devido à flutuação atual de consumo, é provável que serão excedidas 131 milhões de sacas em 2010.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!