ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nitrato de amônio na agricultura pode ser um bom fertilizante

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/08/2020

2 MIN DE LEITURA

1
0

Após a grande explosão que ocorreu na semana passada em Beirute, no Líbano, muitos se preocuparam com os fertilizantes usados na agricultura, que possuem, em sua composição, o nitrato de amônio, mesma substância que causou o desastre.

No campo, o composto é uma reação entre amônia e ácido nítrico que oferece o nitrogênio, nutriente mais absorvido pelas plantas e essencial para o crescimento e produção. O nitrato de amônio também apresenta elevada solubilidade em água e sua utilização é mais comum nas culturas fertirrigadas, uma técnica de adubação em que o fertilizante é diluído na água de irrigação.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta que o uso e armazenamento corretos do nitrato de amônio no setor agrícola não oferecem perigo. O pesquisador do Incaper, engenheiro agrônomo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas, André Guarçoni, afirma que o nitrato de amônio usado nas propriedades rurais capixabas apresenta baixos riscos devido ao tratamento industrial recebido, sendo estável e seguro em condições normais.

Em relação ao armazenamento correto, André explica alguns cuidados importantes. “O nitrato de amônio deve ser armazenado com cuidado em lugar seco, fresco e arejado, abrigado das intempéries, longe de produtos inflamáveis e de possíveis faíscas. O armazenamento do fertilizante em conjunto com produtos não fertilizantes deve ser evitado”, destaca.

O Incaper destaca que o nitrato de amônio é usado em diversas culturas do Espírito Santo como um bom fertilizante nitrogenado para a nutrição das plantas. Devido ao seu baixo risco, é vendido livremente em lojas do setor agropecuário, principalmente como fertilizante simples ou em formulações, que apresentam ainda menor risco. No Brasil, o fertilizante é usado há aproximadamente 50 anos, apresentando baixíssima possibilidade de causar explosão.

O fertilizante é um produto não inflamável, no entanto, o nitrato de amônio utilizado em análises laboratoriais e para a fabricação de explosivos é mais concentrado e menos estável, sendo minuciosamente controlado pelo Exército Brasileiro, pois apresenta risco à população, como afirma o pesquisador.

“Como fertilizante, o nitrato de amônio praticamente não apresenta nenhum risco. Contudo, se exposto ao fogo direto, pode aumentar as chamas e gerar gases tóxicos. O maior risco é se o fertilizante for contaminado com um material combustível e estiver sob fogo extremo, em local fechado e armazenado em grande quantidade. Nesse caso, pode, sim, ocorrer explosão, mas apenas se houver a combinação perfeita desses fatores”, explica André.

O pesquisador ressalta ainda que o Incaper conta com uma equipe de técnicos qualificados que orientam e recomendam o uso e a armazenagem corretos do nitrato de amônio.

As informações são da Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE FRANCISCO GARCIA

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 19/08/2020

empedra muito....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures