Miguel Moretti (Incor): o café tem mais efeitos benéficos para saúde quando consumido com moderação

A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Miguel Moretti, da Unidade Café e Coração do Incor (Instituto do Coração) a respeito dos benefícios da bebida para saúde humana e do andamento dos estudos e pesquisas.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Miguel Moretti, da Unidade Café e Coração do Incor (Instituto do Coração) a respeito dos benefícios da bebida para saúde humana e do andamento dos estudos e pesquisas.



Destaques da entrevista:

"A relação café - saúde, café - coração já existe, mas está muito disseminada na forma de mitos."

"O consumo de café é muito grande. Por isso, algumas pessoas primeiramente na região da Alemanha, Holanda e depois dos EUA começaram os estudos e pesquisa sobre café e coração. Há 5 anos trouxemos isso para o Brasil e montamos uma unidade no Instituto do Coração, para que o Brasil parasse de mandar dinheiro para as universidades de fora estudarem isso. Em parceria com a Abic acabamos montando e criando a Unidade Café e Coração."

"O café tem muito mais efeitos benéficos para a saúde quando consumido com moderação. Quando digo com moderação estou falando mais ou menos em consumir café numa equivalência de 500 mg de cafeína, o que daria umas 4 a 5 xícaras de 50 ml de café por dia."

"Claro que o modo de preparar o café, o tipo e a torra do café modificam as propriedades farmacêuticas e nutricionais do café."

"Temos alguns estudos avaliando o efeito do café em pacientes que já tiveram enfarto, que têm diabete, em pessoas saudáveis e em vários outros aspectos. Os estudos demandam um certo tempo, então não conseguimos obter todas as respostas."

"Um projeto novo é um estudo epidemiológico para que possamos entender melhor o efeito do café na população brasileira."

"Existe alguns estudos em relação ao café e colesterol. Um trabalho de uma pesquisadora brasileira, da Escola Paulista de Medicina, uma nutricionista, mostrou que o consumo de café filtrado, seja em filtro de papel ou em filtro de pano, leva a um menor aumento de colesterol. Ou seja, um individuo que consome café filtrado tem menor elevação de colesterol do que aquele que consome café não filtrado."

Em relação a divulgar os benefícios do café...

"Quando se fala de Brasil e divulgação de informações nos deparamos com um problema na própria mídia, onde as vezes o que é melhor divulgar, o que vende mais, é um determinado tipo de informação."

"As vezes uma informação como os benefícios do café talvez não tenha tanto impacto na mídia quanto tem você falar de um câncer de mama, por exemplo."

"Falta pegar os grandes veículos de mídia para falarem sobre isso."
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eustaquio de Resende
EUSTAQUIO DE RESENDE

CRISTALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/08/2010

Informaçoes importantes como esta, nem sempre chegam a população, porque não desperta o lado financeiro de certas entidades. Muitas vezes são contraditórias, deixando as pessoas confusas.