ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melhores cafés gourmet do Brasil chegam ao mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2009

4 MIN DE LEITURA

0
0
A 5ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil será lançada nesta quinta-feira (7/05) pela Associação Brasileira da Indústria de Café, Abic. São 22 marcas elaboradas com os grãos de cafés gourmet dos 9 lotes vencedores do 5º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Trata-se de uma série limitada e rara, que em breve estará nas gôndolas dos supermercados e lojas de diversos pontos do país, em embalagens sofisticadas e identificadas e controladas pelo selo numerado "Safra Premiada 2008".

As empresas campeãs desta edição especial são a catarinense Café Guidalli, de Lages; as capixabas Café Campeão, de Cachoeiro de Itapemirim, e Café Vista Linda (marca Café Glória), de Vila Velha, e a baiana Café Sobesa (marca Café Santés), de Santana. Reunidas no Consórcio Qualidade Brasil, elas adquiriram, em novembro passado, durante disputado leilão, pelo valor de R$ 2.470,00 a saca, o lote do produtor paulista Homero Teixeira de Macedo Junior, da Fazenda Recreio, de São Sebastião da Grama, região Mogiana. Foi o maior lance do pregão, o que conferiu ao cafeicultor o título de Campeão Nacional - Safra 2008. O lote de Homero Teixeira também conquistou o 1º lugar na categoria Café Cereja Descascado.

O concurso é realizado em duas categorias, que contemplam dois métodos de preparo dos grãos na fazenda: Café Natural, que é aquele feito com grãos secos nas árvores, que preservam a doçura na polpa, resultando em uma bebida rica em corpo e doce, com aroma e acidez equilibrada, e Café Cereja Descascado, processo de secagem do café sem a casca, mas com a mucilagem, que permite a obtenção de uma bebida que equilibra harmoniosamente corpo, aroma e acidez.

Edição Especial - Cafés Cereja Descascado

Além das três empresas campeãs, integram a 5ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil as seguintes marcas elaboradas com os cafés finalistas na Categoria Café Cereja Descascado:

• Café Excelsior, de Sorocaba, e Café Caiçara, de Jundiaí, ambas do Estado de São Paulo, e Café Número Um (marca da Buaiz S/A), de Vitória, no Espírito Santo, que arremataram o lote do produtor Carlos Sérgio Sanglard, da Fazenda Serra do Boné, de Araponga (MG).

• Café Toko, de Juiz de Fora (MG), produzido com os cafés cultivados no Sítio Santa Laura, em Cornélio Procópio (PR), do produtor Osvaldo Garcia.

• Café Itamaraty, de Rolândia (PR), que arrematou o lote do produtor Nelson Xavier Jones, da Fazenda Divino Espírito Santo, de Piatã (BA).

• Café Pelé (marca da Cia. Cacique), de São Paulo, produzido com o café do Sítio Lavrinhas, do cafeicultor Ivan Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES).

Edição Especial - Cafés Naturais

As empresas que adquiriram no leilão os lotes finalistas na categoria Natural, cujas marcas integram esta 5ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil são:

• Café Damasco, de Curitiba (PR); Café Cajubá (marca da indústria Icatril), de Uberlândia (MG); Café Iguaporã, de Sete Quedas (MS) e Café Astória Real (marca da indústria Café Toko), de Juiz de Fora (MG), elaborados com os cafés produzidos pelo cafeicultor Francisco Luiz da Costa na Fazenda Santana, em Jacuí, Minas Gerais.

• Café Meridional, de Campo Grande (MS); Café Manaus, de Manaus (AM); Vascafé, de Goiânia (GO), e Café Canecão, de Campinas (SP), que arremataram o lote do cafeicultor Anésio Contine, do Sítio Ravello, do Espírito Santo do Pinhal (SP).

• Café Bom Dia, de Varginha (MG), e Rover (marca da indústria Café Floresta), de Santos (SP), elaborados com o lote produzido por João Ferreira dos Santos Neto na Chácara Kitagawa, em Apucarana (PR).

• Octávio Café (marca da indústria Sol Panamby), de Pedregulho (SP), e Café Livramento do Brumado (marca da JR Ltda.), de Brumado (BA), que adquiriram o lote do produtor Clóvis Sampaio Chagas, da Fazenda Lamarão, de Vitória da Conquista (BA).

A ABIC também participa, institucionalmente, desta Edição Especial. A entidade adquiriu em conjunto com a Café Bom Dia e a Rover, o lote de café da Chácara Kitagawa, de Apucarana, no Paraná.

O melhor do melhor

O concurso, criado em 2004, seguido da Edição Especial, lançada em 2005, foram instituídos com o objetivo de homenagear, de um lado, os cafeicultores que investem na melhoria da qualidade da sua produção e, de outro, os consumidores brasileiros, que têm à sua disposição os melhores cafés gourmet do País. "Queríamos estimular e difundir o conceito de cafés de alta qualidade e de produtos diferenciados. E foi exatamente isso o que conseguimos", comemora o presidente da ABIC, Almir José da Silva Filho.

O consumo de café gourmet, que até o início dessa década praticamente inexistia, vem crescendo em média 15% ao ano. Em 2008, da demanda total de café torrado e moído (17,66 milhões de sacas), os gourmets representaram 4% (690 mil sacas). Pode parecer um volume pequeno, mas em valor representa entre 7% e 8% das vendas totais, que foram de R$ 6,5 bilhões.

O Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café é disputado exclusivamente pelos lotes vencedores dos certames estaduais realizados em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia. É, portanto, a seleção dos melhores entre os melhores, visto que, dos estaduais, só participam os vencedores regionais. Essa a razão de tanta exclusividade. E cabe às torrefadoras industrializar esses cafés especiais com todo o cuidado, para fazer chegar à xícara do consumidor brasileiro toda a qualidade iniciada lá atrás, na lavoura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures