Marilia/SP: Ministério Público fiscalizará safra do café

O MPT (Ministério Público do Trabalho) de Bauru deve se reunir, na próxima semana, com a Gerência Regional do Trabalho de Marília para definir um calendário de fiscalizações a serem feitas nas lavouras da região durante a safra do café. O objetivo é assegurar que os trabalhadores não sejam submetidos a más condições de trabalho.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O MPT (Ministério Público do Trabalho) de Bauru deve se reunir, na próxima semana, com a Gerência Regional do Trabalho de Marília para definir um calendário de fiscalizações a serem feitas nas lavouras da região durante a safra do café.

O objetivo é assegurar que os trabalhadores não sejam submetidos a más condições de trabalho ou até mesmo trabalho escravo na lavoura. Nesta época de colheita é grande o número de lavradores que vem de outras regiões, sobretudo do Paraná, para trabalhar na região.

"Hoje já existem fiscalizações ordinárias, que são feitas pela Gerência em lavouras, indústrias e empresas, por exemplo. Mas queremos definir uma agenda comum entre o Ministério e a Gerência para intensificar esse trabalho durante a safra, que começa em junho e só termina em meados de outubro", explica o procurador regional do Trabalho, Luís Henrique Rafael.

Na quarta-feira, uma diligência feita pelo MPT em Gália (51 Km de Marília) mostrou que trabalhadores rurais de uma fazenda estavam sendo submetidos a condições precárias de trabalho.

No local em que eles estavam não havia banheiros (apenas fossas) e quase ou nenhum equipamento de segurança. "O que chama atenção é que são fazendas estruturadas, grandes, com maquinários, mas que ainda mantêm o trabalhador em situação degradante."

As informações são de Danielle Gaioto, para Agência Bom Dia, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.