ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Jovens líderes do café são destaque durante feira em BH

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Durante a Semana Internacional do Café, que aconteceu em Belo Horizonte no início de novembro, jovens que estão ativos na produção do café no Brasil debateram sobre o trabalho na área. Apesar da pouca idade, mostram que tem muito conhecimento e disposição. São filhos, netos, bisnetos de cafeicultores ou simplesmente apaixonados pelo café que unem conhecimento tecnológico a experiência de quem nasceu no ambiente.

Gabriel Nunes, 29 anos, da Nunes Coffee, formou-se em agronomia em 2013 e voltou a Patrocínio (MG) para tocar as três fazendas do pai. Tinha 23 anos quando decidiu testar processos de fermentação. O resultado superou as expectativas. Após vencer o concurso internacional Cup of Excellence em 2017, um lote da Nunes Coffee bateu o recorde mundial no leilão de vencedores.  Em seis anos aumentou em quatro vezes a área de produção das fazendas. Antes de sua entrada, a produção era na média de cinco mil sacas por ano. Hoje chega a 20 mil. “Meu pai sempre me apoiou e eu, a ele. Somamos nossas ideias e projetos”, comenta Gabriel.

Impulsionado pela atmosfera irresistível do café, Fante Neto, 27 anos, não é descendente de produtores nem de fazendeiros, mas tem amigos no mercado e uma vontade enorme de viver a vida no campo. “Sempre gostei desse estilo de vida”, revela.  Tudo isso fez com que se tornasse um Q Grader - Avaliador Q (Q de “Qualidade”), uma certificação mundial dada a profissionais de classificação e degustação de cafés. Mas seu trabalho vai muito além da prova da bebida. Fante descobre pequenos produtores com potencial e os ajuda na conexão com grandes possíveis compradores.


Da esquerda para a direita: Fante Neto, Gabriel Nunes e Felipe Croce

Felipe Croce, 31 anos, é bisneto de cafeicultores e nunca tinha se interessado pelo mundo do café até ser contratado por uma empresa americana de torra em 2007. Formado em administração e relações internacionais, resolveu utilizar a antiga fazenda de sua família como um imenso laboratório para dar forma a essa nova ocupação. Sua fazenda, a FAF - Fazenda Ambiental Fortaleza (em Mococa/SP) conta com a parceria de cerca de 80 microprodutores que o auxiliam na obtenção dos grãos especiais. Ele visitou cada parceiro dando nova vida a cada detalhe. O resultado foi o aumento da produção: o local que costumava produzir 15 mil sacas de café, hoje é um avançado centro de estudo de torra. Eles chegam a exportar cerca de 70 containers por ano, uma média de 23 mil sacas.

Camila Franco de Souza, 23 anos, também não é descendente de produtores. Filha de dois engenheiros, herdou da mãe o gosto pela bebida. Assim nasceu a cafeteria Lucca Cafés Especiais, em Curitiba, a primeira no País a oferecer cafés especiais. Camila conhece pessoalmente praticamente todos os produtores de quem compra café. Visita a propriedade, conversa muito sobre as dificuldades do setor, qualidade e mercado interno, sonhos e aspirações. “É uma troca de experiência fascinante, sem barreiras culturais. Quanto mais o consumidor entender o que está adquirindo, sempre com transparência, mais vai consumir”, finaliza.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures