ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grãos do Sul de Minas e da Zona da Mata com selo de procedência são sucesso no exterior

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/05/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de café: de acordo com entidades do setor, 44,94 milhões de sacas foram produzidas em 2017, com 30 milhões exportadas. E os cafés mineiros são destaque: o estado é responsável por 28,14 milhões de sacas anuais enviadas ao exterior. Neste ano, cafés mineiros com selo de procedência registraram marcos, em nova demonstração da aceitação do produto por diversos países. 

Em abril, mês em que comemorou 21 anos de fundação, a Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) celebrou a exportação de um novo container de café com selo de Indicação de Procedência (IP) da Região da Mantiqueira de Minas. A carga especial saiu de Carmo de Minas, no dia 19 de abril, indo para países como Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Japão. Além disso, a associação ainda registrou a aplicação de 100 mil selos de origem em sacas e caixas. 

Todos os cafés que recebem a marca da Região da Mantiqueira de Minas têm origem e qualidade controladas e nota mínima de 83 pontos, de acordo com a metodologia SCAA –Specialty Coffee Association of Americ.  “Só no Brasil, cerca de 70 mil embalagens com o selo de Indicação de Procedência de cafés torrados e moídos foram distribuídas em cafeterias, empórios, supermercados, perpetuando a cafeicultura de nossa região”, avalia o presidente da Aprocam, Antônio José. 

Desde 2010, o Sebrae Minas desenvolve um projeto de posicionamento da região como produtora de cafés de origem, com o objetivo de aumentar a relevância do produto. Segundo a analista do Sebrae Minas na Mantiqueira, Ticiana Lopes, são desenvolvidas ações de capacitação e orientação aos produtores sobre o processo de melhoria da qualidade, governança e identidade, além de oferecido suporte para que eles acessem mercados internos e externos. “Temos uma programação anual, permitindo a promover, continuamente, a evolução da cafeicultura local, gerando reconhecimento e novas oportunidades de negócios”, diz. 

Na Zona da Mata 
Em fevereiro, o Sítio Bela Vista, em Alto Jequitibá, exportou o primeiro container de café com selo da Região das Matas de Minas para a Europa. Ao todo, 500 sacas de 30 kg foram encaminhadas para Portugal, de onde serão distribuídas para outros países do continente. A produção é de um único cafeicultor.

Outros dois produtores da região seguiram o exemplo e já fizeram a solicitação de uso do IP. Todos os cafés que receberão a marca da Região das Matas de Minas têm origem e qualidade controladas, sendo da variedade arábica e com mínimo de 80 pontos segundo a metodologia SCAA. 

Assim como no Sul do estado, o Sebrae Minas realiza o projeto de Agronegócios Café das Matas de Minas desde 2011, para desenvolver a cafeicultura na região, valorizando o produto local, organizando as ações dos produtores e abrindo mercados. Segundo a analista do Sebrae Minas em Manhuaçu, Ereni Constantino, o projeto abrange ações de capacitação e orientação ao produtor sobre o processo de melhoria da qualidade, governança e identidade e ações que possibilitem aos cafeicultores o acesso aos mercados interno e externo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures