Governo zera cobrança de PIS/COFINS do setor de café

O Governo Federal suspendeu a cobrança do PIS/Cofins sobre a venda do café verde a partir de janeiro de 2012. A medida beneficiará o setor, favorecendo a concorrência, e estabelece créditos presumidos, tanto para a exportação quanto para a indústria torrefadora.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O Governo Federal suspendeu a cobrança do PIS/Cofins sobre a venda do café verde a partir de janeiro de 2012. A medida beneficiará o setor, favorecendo a concorrência, e estabelece créditos presumidos, tanto para a exportação quanto para a indústria torrefadora. O objetivo do Governo é simplificar o processo de cobrança dos impostos, diminuindo a sonegação e aumentando a arrecadação federal, sem que haja acréscimo na carga tributária.

Com a Medida Provisória n° 545, o recolhimento de PIS/Cofins passa a recair sobre o último elo da cadeia produtiva, ou seja, a empresa que faz o café torrado ou moído. Em compensação, esta última terá direito a um crédito presumido equivalente a 80% do valor da compra.

"O novo sistema vai incentivar a exportação de produtos com maior valor agregado, já que reduziu de 35% para 10% o crédito gerado na venda de café cru no mercado externo. O peso tributário da cadeia não muda, mas a medida simplifica o processo de tributação", explica o deputado Cesar Colnago.

O presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Egídio Malanquini, acredita que a nova medida não irá comprometer as indústrias de café torrado e moído. "Não haverá redução e sim um alinhamento de preço para o mercado interno. As pequenas e médias indústrias irão concorrer nas mesmas condições que com as grandes", afirma.

Apesar de entrar em vigor em janeiro do ano que vem, os reflexos da nova tributação não deverão ser sentidos de imediato. "As alterações previstas colocam os concorrentes em pé de igualdade, trazendo benefícios a todos os segmentos envolvidos. Os produtores sentirão os reflexos positivos da medida ao longo de 2012", garante o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Luiz Antônio Poleze.

As informações são do Campo Vivo Comunicações, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando de Souza Barros jr.
FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 13/11/2011

Prezados companheiros,

Depois de anos e anos de subsídio camuflado, transferimos vários bilhões de dólares para fora e agora finalmente teremos um Mercado sem esta contaminação (PIS e COFINS) = 9,25% aonde o coitado do produtor virou refém de Notas Fiscais muitas delas de Empresas laranjas. Os pequenos Exportadores sem condições de competir e os Maquinistas e Comerciantes honestos sem condições de trabalhar e dar liquidez ao produtor. As Cooperativas quietas apenas transferindo o café ao exportador com desconto embutido, e ao importador sem que o produtor tivesse o menor conhecimento. Teremos vida nova apesar da resistência dos privilegiados .
JOTABE
JOTABE

ITU - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 11/11/2011

Em resumo, isso trará algum benefício ao consumidor final??

Pois o preço praticado hoje no PDV está um pouco da realidade Brasileira, onde mais de 70% da população vive de salário mínimo.