ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Goiás se destaca na produção de café arábica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

O território goiano, que já é reconhecido nacionalmente por seus altos índices de produtividade agrícola, tem se destacado no ramo como uma nova fronteira do café arábica no país. De acordo com a primeira estimativa de safra de 2018, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume esperado para a safra deste ano pode chegar a 152,7 mil sacas.

Os maiores índices de produtividade do País já são observados em Goiás. Isso porque as áreas goianas que atingem recordes, como Campo Alegre, Cristalina, Ipameri, Itaberaí, Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Silvânia, Vianópolis e Paraúna, estão localizadas na maior região irrigada da América Latina. "Isso só é possível pela chuva abundante na estação chuvosa", comenta João Castro, agrometeorologista da Climatempo.

Mesmo com bons índices de produção, Goiás ainda fica bem atrás de Minas Gerais, maior estado produtor de café do Brasil. Só no sul e centro-oeste do estado, o montante deve ficar entre 15,5 e 16,3 milhões de sacas em 2018, também segundo estimativa da Conab.

Sistema de irrigação
Como nem todas as localidades apresentam chuvas regulares durante a estação chuvosa, produtores do grão têm investido em tecnologia para garantir o bom desenvolvimento das lavouras. Segundo Castro, qualquer sistema de irrigação é extremamente importante para localidades que sofrem com períodos de estiagem. "Longos períodos sem chuva comprometem as funções celulares dos vegetais, o que diminui a produção, até porque para a realização da fotossíntese, é fundamental que haja água", afirma.

Em casos de estiagem severa, a matriz do solo pode atingir o ponto de murcha permanente, que é irreversível, mesmo que posteriormente ocorram volumes altos de precipitação. "Nesse sentido, a utilização de sistemas capazes de detectar a quantidade de água a ser reposta no sistema solo-planta são muito úteis, pois eles impedem que os cultivos passem por períodos de estresse hídrico", finaliza o agrometeorologista.

Os produtores de café de Goiás estão investindo cada vez mais na produção, desenvolvimento, pós-colheita e certificação do produto. O café goiano quer entrar na concorrência brasileira para receber o título de um dos melhores cafés do país. Mas, o estado já é considerado a nova fronteira do café no Brasil.

Fonte: Portal Terra

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures