FAO apoia controle de preços dos alimentos
O Fundo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) apoiou, na última sexta-feira (04), as intenções francesas de criar mecanismos para regular o mercado internacional de alimentos e conter a especulação. Tanto o diretor-geral da entidade Jacques Diouf, quanto o ministro da agricultura francês, Bruno Le Maire afirmaram ser a especulação a principal causa da alta recorde e, sem ações incisivas, a perspectiva, afirmaram, é de manutenção da alta.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Na quinta-feira (03), a FAO revelou que o índice criado pela organização acompanhar o preço internacional de alimentos chegou ao seu maior valor em 21 anos, após sete meses seguidos de alta. Tanto o ministro francês quanto Diouf afirmaram ser a especulação a principal causa da alta recorde e, sem ações incisivas, a perspectiva, afirmaram, é de manutenção da alta.
"Estamos vivendo um momento de risco e precisamos tomar atitudes juntos para evitar uma crise e fazer um planejamento de longo prazo", disse Le Maire na entrevista, transmitida pela internet pela FAO. "Não queremos brigar com os mercados, mas melhorar a maneira que os mercados funcionam. A agricultura deve estar no centro das discussões do G-20", acrescentou. Embora menos enfático, Diouf concordou com a necessidade de estabilizar o mercado de alimentos, mas preferiu destacar a necessidade de investimentos agrícolas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 07/02/2011