FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportação de café no Brasil tem queda de 10,1% em relação ao ano anterior

POR CLARA CAMPOLI

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/01/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

O mês de dezembro de 2017 fechou com decréscimo de 11,5% nas exportações de café em relação ao mesmo período do ano anterior. O País exportou 30,7 milhões de sacas de 60 kg, e acumulou uma receita cambial de US$ 5,2 bilhões, contra US$ 5,4 bilhões no ano safra 2016-2017. Os dados foram disponibilizados em coletiva do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) na manhã desta terça-feira.

“Foi um ano positivo porque foi muito desafiador. O fator clima foi severo no Espírito Santo, e esperamos uma melhora nos próximos anos”, comentou o diretor técnico do órgão Eduardo Heron. Embora as exportações de café verde tenham apresentado uma redução em 2017, o mesmo não pode ser dito dos industrializados: os torrados e moídos subiram 19,7% em relação ao ano anterior, enquanto os solúveis apresentaram crescimento de 2,1%.

Um dado que chama atenção é o volume de sacas de robusta vendidas em 2017: apenas 292.256, pior número desde 1990. Os representantes do Cecafé, no entanto, acreditam que não seja motivo para alarme: o ano safra foi complexo não só pela bienalidade do café, mas também por causa da crise hídrica no Espírito Santo.

A expectativa do Cecafé é que os números melhorem no próximo semestre. “A partir de 1º de julho, ao que tudo indica, teremos uma boa safra como resultado de novos plantios, bons tratos culturais e o bom índice pluviométrico. Os estoques de passagem, cafés das safras remanescentes no momento da entrada da nova safra, deverão ser os mais baixos historicamente, porém temos que acompanhar o desempenho das exportações e do consumo interno neste primeiro semestre de 2018”, adiantou o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

O café continua na quinta posição dentre os produtos agropecuários brasileiros e tem a participação de 2,4% das exportações totais nacionais. Veja o relatório na íntegra aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint