ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig estuda início de comercialização de mudas de café conilon em Minas Gerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/09/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existem 292 municípios em Minas Gerais aptos para a produção de café conilon, sobretudo nas regiões baixas e quentes no leste do estado. Com o objetivo de fomentar e ampliar o cultivo dessa variedade em terras mineiras, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) conduz uma pesquisa para testar a adaptabilidade de quatro cultivares de conilon às condições do estado e multiplicar mudas que devem começar a ser vendidas a partir de novembro deste ano.

O projeto “Expansão do Café Conilon na Região Leste do estado de Minas Gerais”, financiado pelo Mapa, proporcionou a instalação de dois jardins clonais nos Campos Experimentais da Empresa em Leopoldina (MG) e Oratórios (MG). Após firmar parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Epamig adquiriu material genético das cultivares Centenária ES8132, Diamante ES8112, Jequitibá ES8122 e Marilândia ES8143 para a realização de experimentos, a fim de verificar o seu desempenho nas condições de cultivo de Minas Gerais.

“Apesar do potencial de Minas Gerais, ainda não existe material oficialmente registrado no Mapa com recomendação para o estado. Isso dificulta muito para o produtor que quer iniciar o cultivo do Conilon, pois ele precisa trazer mudas de outros estados, como Espírito Santo. Por isso, o projeto também previu a instalação de viveiros, onde estamos multiplicando as mudas dessas cultivares, para comercializá-las aos produtores”, explica o pesquisador da Epamig, e coordenador do projeto, Fábio Tancredi.

Segundo ele, a meta da Empresa é produzir cerca de 200 mil mudas nos viveiros montados em Leopoldina e Oratórios, e que a equipe está treinando a mão de obra para prosseguir com o cultivo e atender à demanda. “No ano passado, realizamos um projeto piloto e produzimos, desde então, cerca de 10 mil mudas das cultivares Marilândia ES8143 e Diamante ES8112, que começarão a ser vendidas entre novembro e dezembro de 2023. Inclusive, a procura por parte dos produtores já começou e a Epamig já tem recebido diversas demandas”, completa Fábio.

O pesquisador lembra ainda que a Epamig também está envolvida em um programa de melhoramento genético do café conilon, com o objetivo de, futuramente, registrar junto ao Mapa um material genético especificamente adaptado para as condições de Minas Gerais. “Estamos avançando nessas pesquisas e nos aproximamos da próxima etapa do melhoramento, que é a fase de identificação de compatibilidade genética de cada clone que temos testado”, relata.

Alternativa de renda e retenção de jovens no meio rural

Maurício Milton é produtor de café conilon em Macuco, distrito de Muriaé (MG). Seu pai iniciou o cultivo em 1998, com mudas trazidas do Espírito Santo, e ele explica que a família optou pelo conilon por conta das condições climáticas locais. “O arábica sofre bastante com o calor daqui, mesmo com uma adubação mais potente. Por isso decidimos cultivar o conilon”, conta. “Hoje em dia, quando quero comprar mudas, preciso procurar muito longe, às vezes em outros estados. Então, ter um material sendo produzido aqui perto vai incentivar o pessoal da região a produzir. Eu mesmo tenho interesse em pegar algumas mudas e plantar mais uns 500 pés”, completa Maurício.

O engenheiro agrônomo e extensionista do escritório local de Muriaé da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-MG), Robério Torres, produz conilon no distrito de Bom Jesus da Cachoeira. Ele acredita que o cultivo da variedade será uma boa opção para a região, que hoje é focada no gado de leite. “Na pecuária, hoje, temos um grande problema que é a sucessão, pois grande parte dos jovens está se mudando para as cidades. Mas temos observado que isso não acontece na cafeicultura, pois há uma retenção maior. Então, o conilon poderá ao mesmo tempo melhorar a renda dos produtores e auxiliar na fixação dos jovens na região”, ressalta Robério, que também destaca a segurança da cultura: “O conilon, diferente do arábica, produz praticamente o mesmo volume todo ano, o que o torna uma fonte de renda contínua e garantida. Isso seria um incremento a mais para a agricultura familiar local”.

Interessados em reservar mudas de conilon, devem entrar em contato com a Epamig por meio dos números: (32) 9 9922-3289 / (31) 9 9532-5684 / (31) 3881-4601

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures