Herbicida controla plantas daninhas em mudas novas de café

Teste em viveiro comercial no sul de Goiás mostrou que o haloxifope-P-metílico controlou plantas daninhas de folhas estreitas, como o pé-de-galinha, sem provocar sintomas visíveis de fitotoxicidade em mudas nos estágios iniciais de desenvolvimento

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os viveiros de mudas de café podem ser infestados por plantas daninhas, que precisam ser controladas para evitar a competição com as mudas. O método usual de controle consiste no arranquio manual dessas plantas. O controle químico com herbicidas também é viável antes da germinação das sementes de café, utilizando-se produtos à base de glifosato e diquat, que controlam as plantas daninhas sem deixar resíduos prejudiciais no substrato, nas condições descritas.

O uso de herbicidas após a germinação das mudas exige cuidados e a escolha de produtos seletivos. Um trabalho de avaliação de herbicidas à base de cletodim e clorimurom foi realizado com bons resultados, porém com aplicações em mudas de café maiores. Surgiram, então, dúvidas sobre a ação desses produtos em mudas ainda novas, nos estágios de palito de fósforo e orelha de onça, fases em que são mais sensíveis aos efeitos fitotóxicos.

Nesta nota técnica, são relatados os resultados obtidos com o uso de um produto à base de haloxifope-P-metílico no controle de plantas daninhas em mudas de café recém-germinadas, ainda em fase inicial de desenvolvimento.

Continua depois da publicidade

O estudo foi realizado em um viveiro comercial com 640 mil mudas, localizado em uma propriedade no sul de Goiás. O viveiro foi instalado com bandejas plásticas de 32 células, utilizando-se um substrato composto por uma mistura de terra e esterco de curral, em proporções iguais (50% de cada componente). Nesse viveiro, a ocorrência de plantas daninhas foi muito intensa devido ao grande banco de sementes proveniente do esterco.

Após o semeio do café e antes da germinação das sementes, já foi necessário aplicar glifosato. Entretanto, após a irrigação, o problema da intensa infestação de plantas daninhas voltou a ocorrer. Logo após a germinação, as mudas ficaram abafadas pelo mato, com predominância de pé-de-galinha.

Foi testado, sobre as plantas daninhas, o produto Verdict Ultra, à base de haloxifope-P-metílico, com concentração de 900 g/L. A dose utilizada foi de 300 mL para cada 200 L de água. A aplicação foi realizada com pulverizador costal manual, equipado com bico do tipo leque. As plantas daninhas apresentavam cerca de 10 cm de altura.

O teste inicial foi realizado em dois canteiros, cada um com 320 bandejas, totalizando aproximadamente 10 mil mudas por canteiro. Após a obtenção dos resultados, a aplicação foi estendida a todo o viveiro.

A eficiência do herbicida foi avaliada aos sete e aos 15 dias após a aplicação, considerando-se a mortalidade das plantas daninhas e a ocorrência de possíveis efeitos sobre as mudas de café. Para a amostragem, foram selecionadas aleatoriamente 20 bandejas de cada canteiro.

As avaliações mostraram que, já após uma semana, ocorreu a dessecação generalizada das plantas daninhas de folhas estreitas, com predominância de pé-de-galinha, resultando em controle total desse grupo. Restaram apenas algumas plantas daninhas de folhas largas sobre o substrato, principalmente beldroega, que foram arrancadas manualmente após a ação do herbicida.

Aos 15 dias, verificou-se que o canteiro estava livre de plantas daninhas. As mudas de café, boa parte delas já no estágio de orelha de onça, não apresentaram sintomas visíveis de fitotoxicidade.

Conclui-se que, nas condições avaliadas, o herbicida à base de haloxifope-P-metílico controlou com boa eficiência as plantas daninhas de folhas estreitas, mesmo em mudas de café muito novas, nos estágios de palito de fósforo e orelha de onça, sem causar sintomas visíveis de fitotoxicidade ou comprometer o desenvolvimento inicial das mudas.

Figura 1
Pode ser observada a seca das ervas de folhas estreitas, no meio das mudinhas de café no estágio orelha de onça, sobrando, apenas, poucas ervas de folhas largas

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

José Braz Matiello

José Braz Matiello

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.