Cooxupé: safra 2010 será 4,3% menor que em 2008

A Cooxupé concluiu, ontem (14), a primeira estimativa de safra para 2010 referente à sua área de ação, onde se produz exclusivamente café arábica. A previsão de colheita para o próximo ano é de 9.361.948 sacas, englobando todos os núcleos e filiais. A safra de café a ser colhida em 2010 será 4,3% inferior ao volume registrado em 2008.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Cooxupé concluiu, ontem (14), a primeira estimativa de safra para 2010 referente à sua área de ação, onde se produz exclusivamente café arábica. A previsão de colheita para o próximo ano é de 9.361.948 sacas, englobando todos os núcleos e filiais. A Cooxupé possui unidades no sul de Minas, cerrado mineiro (região formada por municípios do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste) e em menor escala no Estado de São Paulo, onde estão situados o núcleo de São José do Rio Pardo e a filial de Caconde.

O volume colhido em 2009, na área de ação da Cooxupé, foi de 6.422.757 sacas. A produção deste ano ocorre em menor escala, em todo o país, em função da característica de bienalidade da cafeicultura. A colheita em 2008 foi confirmada em 9.780.980 sacas, volume também referente à área de ação da Cooxupé.

Com base neste levantamento, concluímos que a safra de café a ser colhida em 2010 será 4,3% inferior ao volume registrado em 2008. O decréscimo também deve acontecer no sul de Minas, onde se espera uma queda de 8,7%. Já no cerrado mineiro, devemos verificar um acréscimo de 2,8% e um aumento de 7,3% nos municípios paulistas em relação à colheita de 2008. Os comparativos referem-se à área de ação da Cooxupé.

Na coleta dos dados, o departamento técnico analisou o potencial produtivo (estado vegetativo) das lavouras, comparando-o com informações coletadas na mesma época em anos anteriores. O nível médio histórico de precisão deste estudo, efetuado anualmente pela Cooxupé, é da ordem de 98%.

As informações são da Assessoria de Comunicação Cooxupé, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.