Cooxupé espera colher 5 milhões de sacas na safra 12/13
A cooperativa brasileira de café Cooxupé produzirá quase 5 milhões de sacas de 60 quilos cada na temporada 2012/13, em linha com o volume colhido na temporada anterior, disse nesta segunda-feira, dia 2, Joaquim Ferreira Leite, diretor de Comércio Exterior da organização. A cooperativa, que representa 12 mil cafeicultores de Minas Gerais, responde por cerca de 10% da produção nacional e pouco mais de 30% da oferta mundial.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Eu não acho que neste ano será diferente, no que se refere ao café arábica", afirmou Joaquim Ferreira Leite. "Nós não tivemos problemas com as geadas." A cooperativa, que representa 12 mil cafeicultores de Minas Gerais, responde por cerca de 10% da produção nacional e pouco mais de 30% da oferta mundial.
O Brasil segue para um ciclo de alta produção e deve colher uma das maiores safras já vistas neste ano, de acordo com estimativas do governo. A expectativa de uma abundância de grãos de café derrubou os preços do tipo arábica em 18% neste ano. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), os lotes do produto para entrega em maio subiram 2,1% e fecharam cotados a 186,20 cents por libra-peso.
Mas Ferreira Leite e outros participantes do setor disseram que a demanda por café no Brasil está crescendo. "As pessoas no País estão buscando melhor qualidade", afirmou ele. "Você muitos cafés novos em São Paulo e outras cidades."
Essa demanda crescente pode manter os preços firmes e impulsioná-los na temporada seguinte, quando o Brasil terá uma colheita menor, em um ciclo de baixa produção. Problemas climáticos na Colômbia e na América Central estão limitando a oferta mundial de café arábica.
Em março, Robério Oliveira Silva, diretor executivo da Organização Internacional de Café (OIC), disse que ser improvável que o Brasil sobrecarregará o mercado, já que a demanda continua "firme."
As informações são da Dow Jones, publicadas pela Agência Estado e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!