O consumo regular de café pode ajudar a retardar a progressão da hepatite C crônica, aponta um estudo publicado na revista Hepatology. Os pesquisadores avaliaram a rotina de ingestão de café e chás entre 766 pacientes com hepatite C que não respondiam mais a medicamentos. A cada três meses, por quatro anos, os participantes foram submetidos a uma biópsia do fígado para determinar a evolução da doença.
Os pesquisadores constataram que aqueles que consomem mais de três xícaras de café por dia reduzem em 53% o risco da evolução da doença em relação aos que não bebem. O mesmo efeito não foi observado para chá preto ou chá verde.
Segundo a hepatologista Helma Cotrim, a relação entre o consumo regular de café e o atraso da evolução da doença hepática já havia sido observada em estudos menores, mas essa é a primeira pesquisa de impacto a apontar essa relação.
Uma das hipóteses para explicar o benefício é que a cafeína reduziria a quantidade de enzimas aminotransferase no fígado - presentes nas células hepáticas e que aumentam quando sofrem agressões. Os pesquisadores também detectaram menor resistência à insulina entre os bebedores de café e menor estresse oxidativo nas células (por causa dos componentes antioxidantes do café). Esses dois fatores também influenciam na evolução da doença hepática.
Os pesquisadores avaliaram pacientes com o fígado doente, por isso não pode-se estender os resultados como uma possível medida preventiva. Para a médica, se outros estudos comprovarem o mesmo benefício entre pacientes saudáveis, o impacto na prática clínica será imenso. "Junto com todas as outras medidas para evitar a progressão da doença, poderíamos estimular o consumo de café, um alimento simples e disponível para todos", diz ela.
O hepatologista clínico Márcio Dias de Almeida diz que os resultados são promissores, mas pondera que os autores ainda não conseguiram explicar de que maneira, exatamente, a cafeína age no fígado. O trabalho traz indícios de que o café tem alguma influência na evolução da fibrose do fígado. "O próximo passo é dar café para um grupo e não dar para outro e observar se os resultados se confirmam", avalia.
A reportagem é do jornal Zero Hora, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Consumo de café reduz evolução de hepatite C
O consumo regular de café pode ajudar a retardar a progressão da hepatite C crônica, aponta um estudo publicado na revista Hepatology. Os pesquisadores avaliaram a rotina de ingestão de café e chás entre 766 pacientes com hepatite C que não respondiam mais a medicamentos. A cada três meses, por quatro anos, os participantes foram submetidos a uma biópsia do fígado para determinar a evolução da doença.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!