A produção de café em outubro caiu 42%, e as exportações no mesmo período também registraram uma queda de 37%, informou a Federação Nacional de Cafeicultores, dia 14.
Segundo os registros, a produção em outubro de 2008 foi de 939 mil sacos de 60 quilos, enquanto no mesmo período analisado de 2009 o número foi de 544 mil sacos.
As exportações em outubro de 2008 alcançaram 839 mil sacos, enquanto em 2009 foi de 529 mil, o que representa uma variação negativa de 37%.
No ano corrido de janeiro a outubro de 2008 a produção alcançou 9.440.000 sacos de 60 quilos, enquanto entre janeiro e outubro de 2009 o número foi de 6.231.00, equivalente a 34% menos. Já as exportações de janeiro a outubro de 2008 foram de 9.164.000 sacos e em 2009 foi de 6.484.000, o que representa uma variação negativa de 29%.
A produção nos últimos doze meses, novembro de 2008 a outubro de 2009, foi de 8.269.000, enquanto entre novembro de 2007 e outubro de 2008 a produção foi de 12.325.000, ou seja, 33% a menos. No mesmo período as exportações registraram uma variação negativa de 27%, ao passar de 11.552.000 sacos de 60 quilos a 8.406.000 sacos.
O gerente da Federação de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz, explicou que "a ocorrência de uma temporada de chuvas tão rigorosa e extensa, com a consequente excessiva umidade do solo e o pouco brilho solar, tem dois efeitos: diminui a produção e dispersa a colheita".
Acrescentou que "o que também está claro é que o parque cafeicultor ou a capacidade instalada da produção colombiana hoje, sob condições normais de clima, fertilização, renovação e saúde vegetal, está em capacidade de produzir mais de onze milhões de sacos anuais".
As informações são do portal Folha Online, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Colômbia: produção de café caiu 42% em outubro
A produção de café em outubro caiu 42%, e as exportações no mesmo período também registraram uma queda de 37%, informou a Federação Nacional de Cafeicultores, dia 14. O gerente da Federação de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz, explicou que "a ocorrência de uma temporada de chuvas tão rigorosa e extensa, com a consequente excessiva umidade do solo e o pouco brilho solar, tem dois efeitos: diminui a produção e dispersa a colheita".
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!