ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: FNC e USAID impulsionam comercialização de cafés especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/06/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

A Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) uniram esforços para promover a comercialização de cafés especiais. Esta união visa investir em infraestrutura produtiva e rodoviária (estradas terciárias) e fortalecer as associações de produtores para melhorar as condições dos cafeicultores beneficiados no âmbito da consolidação da paz.

Esses esforços foram formalizados com a assinatura de um Memorando de Entendimento (ME) entre a FNC e a Fintrac Colômbia, principal operadora do Programa de Parcerias Comerciais da USAID (PAC). Para isso, foi implementado um programa de cinco anos que visa melhorar a competitividade de produtores rurais para que possam responder a novas e crescentes oportunidades de mercado.

O principal objetivo do acordo, assinado pelo Gerente Geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo, e Dennis Lesnick, representante legal da Fintrac Colômbia, é trabalhar em conjunto para o fortalecimento produtivo, competitivo e comercial da cadeia produtiva do café, com ênfase especial nos cafés especiais. O ME ajudará a alavancar os esforços da FNC para melhorar a produtividade e a sustentabilidade das famílias beneficiárias do café, e também contemplará o apoio à formação de organizações e ao desenvolvimento de capacidades.

Agenda de trabalho conjunto
O novo acordo ocorre dentro da estrutura do ME, mais geral, assinado em setembro de 2016 entre a FNC e a USAID e é parte de uma estratégia para alinhar os programas da agência norte-americana na Colômbia. Seu objetivo é a cooperação mútua para promover o desenvolvimento rural em uma Colômbia pós-conflito em questões de agricultura, instituições e educação.

Ele também faz parte do desenvolvimento de uma agenda de trabalho conjunta que inclui projetos produtivos integrais, comercialização, infraestrutura, acesso à terra, financiamento e turismo.

Esta agenda de trabalho conjunto inclui:

1) Alinhamento entre os programas da USAID na Colômbia e na FNC, bem como com os operadores desses programas; 
2) Grupos de Trabalho com os responsáveis pelos programas da USAID e com os diferentes operadores (por exemplo: Fintrac);
3) Acompanhamento por meio de uma agenda de revisões periódicas, progresso, ajustes nas estratégias e articulação nos níveis nacional e territorial.

No caso particular do ME com a Fintrac como operadora da USAID, foi elaborado um roteiro claro que inclui: assinatura do ME, definição de frentes de trabalho (produtiva, infraestrutura, comercial, financiamento), identificação de áreas (Caquetá, Meta, Sur de Bolívar, Norte de Antioquia e Cauca), cruzamento com Comitês Departamentais, elaboração de Plano de Ação, tabelas de trabalho mensais e monitoramento geral.

Mais sobre o PAC e a USAID
O Programa de Parceria Comercial (PAC), financiado pela USAID, trabalha para aumentar as vendas nacionais e de exportação (conectando produtores aos mercados), aumentar a produção de cadeias de valor e promover investimentos em infraestrutura associada (incluindo estradas da fazenda ao mercado).

O PAC prioriza cadeias de alto potencial, com ênfase (não exclusiva) em cacau, cafés especiais, borracha, frutas, legumes e leite; apoia produtores rurais e agronegócios em municípios prioritários de Antioquia, Bolívar, Caquetá, Cauca, Córdoba, Huila, Meta, Nariño e Valle del Cauca, e pode expandir para outros municípios nestes corredores econômicos com base em oportunidades de mercado específicas. Seu objetivo final é ajudar a fortalecer e construir cadeias de valor sustentáveis e orientadas ao comércio, que incluam pequenos produtores de maneira inclusiva, oferecendo-lhes as facilidades para se conectarem aos mercados por meio de infraestrutura produtiva e conectividade dos territórios.

Os programas da USAID na Colômbia, além do PAM, incluem o Programa de Riqueza Natural, o Programa de Territórios de Oportunidades (CDLO), o Programa de Desenvolvimento Rural e Terrestre (LRDP) e o Programa de Parcerias para Reconciliação (PAR).

As informações são da FNC / Tradução Juliana Santin

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures