O secretário ressaltou, ainda, que o Ministério da Fazenda está com planos de transformar esse crédito numa linha permanente. "Quanto mais os produtores conseguirem se lastrear no mercado futuro, menos problemas nós teremos no momento da safra", completou.
Ouça entrevista coletiva bastante explicativa de Gilson Bittencourt:
Outra medida alterada no âmbito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) foi a prorrogação do prazo para as indústrias brasileiras utilizarem o recurso do fundo, via FAC (Fundo de Aquisição de Café), para a compra dos estoques públicos de café. O prazo passou de 30 de janeiro de 2011 para 30 de abril de 2011. Segundo Bittencourt, hoje existem 486 mil sacas de café, das safras de 1987 a 1999.
O Conselho também abriu linha de crédito de investimento para a recuperação de lavouras de café atingidas por granizo em Minas Gerais, a partir de 1º de outubro do ano passado. Cada produtor terá R$ 400 mil de limite de empréstimo com prazo de pagamento de seis anos. O fundo tem R$ 40 milhões disponíveis para a concessão do crédito. O novo prazo é até 30 de abril deste ano.
Confira abaixo os votos agrícolas:
Votos CNM venda futura café 2011
As informações são de Paulo André Colucci Kawasaki, da Assessoria de Imprensa do CNC, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
As informações são de Paulo André Colucci Kawasaki, da Assessoria de Imprensa do CNC, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!