Clima em 2010 será semelhante à 2007

Clima em 2010 parece que será semelhante à 2007. Por enquanto, a primeira grande chuva de 2010 acontecerá por volta de 15 de outubro.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Jean Vilhena Faleiros, produtor de café de Ibiraci/MG: A possibilidade deste inverno ser igual a 2007, quando as chuvas começaram apenas em final de outubro, gera grande quebra de produção de cafés em minha região.

Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

Prezado Jean,

Realmente parece que 2010 será semelhante à 2007. Por enquanto, a primeira grande chuva de 2010 acontecerá por volta de 15 de outubro. Entretanto, antes disso, a partir de 20 de setembro, começarão as chuvas de manga (pancadas isoladas de chuva). Especificamente para a região de Passos, onde está Ibiraci, a simulação (modelo americano CCM3) indica frequência nestas chuvas isoladas entre 20 de setembro e 15 de outubro.

Apesar da frequência da chuva, é claro que não dá para garantir que todas as precipitações acontecerão na área de interesse, já que serão isoladas.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.