Cientistas tentam produzir café que não causa azia

O desafio é produzir grãos saborosos e com aroma, alcançar a torrefação ideal para conseguir a bebida que não ataque o estômago. Quem desenvolve o estudo é a Sociedade Americana de Química.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A azia causada pelo café pode estar com os dias contados. Cientistas buscam o grão e a torrefação ideal para produzir bebida que não ataque o estômago. Quem desenvolve o estudo é a Sociedade Americana de Química.

A instituição descobriu que os cafés de torrefação escura podem ser mais suaves para o estômago porque contêm substâncias que dizem ao estômago para reduzir sua produção de ácido.

A tentativa é produzir uma geração de cafés mais amigáveis ao estômago, mas com o mesmo sabor e aroma do café normal.

Os médicos acham que as substâncias químicas contidas no café fazem com que o estômago produza ácido em excesso.

Produtores de café fazem a versão menos agressiva ao estômago processando as sementes de café cruas com vapor e solventes específicos para reduzir os níveis de substância irritantes, mas a eficácia não é 100% garantida.

Durante o estudo, os químicos descobriram que um dos componentes do café conhecido como NMP é capaz de bloquear a habilidade das células estomacais que produzem ácido hidroclorídrico e poderia originar uma maneira de reduzir a acidez e a irritação do estômago.

Para se chegar ao café menos agressivo ao estômago, vêm sendo testados diferentes variedades de grãos crus e diferentes métodos de torrefação. Tudo na tentativa de produzir um café mais agradável.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Cláudio José da  Fonseca Borges
CLÁUDIO JOSÉ DA FONSECA BORGES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/02/2012

Tomar café puro, sem adoçante nem açúcar não dá azia.
Reinaldo Foresti Junior
REINALDO FORESTI JUNIOR

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/02/2012

São casos raríssimos e pontuais. Tomara que tenham sucesso e possibilitem aos consumidores a aumentar, sem más consequências de saúde, o consumo e também aos novos e consumidores desta agradável rubiácia. Sucesso nas pesquisas.