Certifica Minas Café supera meta em 2010

Em 2010, o Certifica Minas Café certificou 1.294 propriedades superando a meta prevista de 1200 certificações. O programa é uma iniciativa do Governo estadual e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Em 2010, o Certifica Minas Café certificou 1.294 propriedades superando a meta prevista de 1200 certificações. O programa é uma iniciativa do Governo estadual e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro.

Com a atuação de extensionistas especialmente treinados para a atividade, a Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das fazendas candidatas à certificação. Após essa etapa, o IMA faz as auditorias preliminares para checar se foram obedecidas todas as exigências. Em seguida, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades.

"Esse é um programa inovador. Acreditamos que nos próximos anos o Certifica Minas Café vai tomar uma dimensão cada vez maior e vamos conseguir atender mais produtores sem perder a qualidade", afirma o coordenador do Certifica Minas Café/Emater-MG, Julian Carvalho.

Todos os cafeicultores que se cadastraram no Certifica Minas Café tiveram de adotar as chamadas boas práticas de produção que incluem, por exemplo, o plantio de mudas certificadas, controle da erosão, análise de solo e a preservação de nascentes. Os extensionistas da Emater-MG orientam os produtores sobre todas as modificações exigidas. Com a certificação do café o consumidor também ganha. "O café certificado tem mais qualidade porque é tudo feito corretamente", explica o extensionista do escritório da Emater-MG em Patrocínio, Consuelo Eustáquio dos Reis.

As informações são da Emater, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Robson Marciano Dutra
ROBSON MARCIANO DUTRA

MUTUM - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 21/01/2011

No Município de Mutum, leste de Minas, começamos difundir o Programa no ano passado, com o ingressamento de 8 produtores que deverão receber o seu Certificado agora em fevereiro. Esteano estamos planejando a inclusão de mais 15 famílias. Estamos animados.