ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Casca de café robusta pode ser usada na produção de alimentos e cosméticos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

Utilizada normalmente para adubação, a casca do café robusta também pode servir para a produção de alimentos, cosméticos e bebidas. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; e do Instituto Agronômico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveram uma tecnologia que obtém a cafeína sem o uso de solventes.

O ingrediente natural aquoso e seco extraído da casca é rico em antioxidantes e compostos de interesse nutricional, além da cafeína necessária para a produção de alimentos e bebidas de baixo valor calórico e energético natural. Também pode ser aplicado na formulação de cosméticos e fármacos naturais.

“A intenção é fazer produtos saudáveis por ser uma matéria natural sem uso de solventes no processo”, explica Gisele Camargo, pesquisadora do ITAL. De acordo com a cientista, não há no mercado fontes provenientes de resíduos da agroindústria do café, cultura que ocupa a segunda posição nas commodities de maior valor no mundo. Dessa forma, o resíduo pode ser valorizado e vendido para as indústrias.

Gisele explica que o produto pode ser congelado para manter os compostos, como os antioxidantes, e processado até se tornar uma farinha para produção de biscoitos, pães e barras de cereis, enriquecendo o produto final.

O ingrediente apresenta teores de cafeína de 500 a 2000 µg (micrograma por quilo), além de polifenois, epicatequina e ácidos clorogênicos.  A pesquisa também utilizou o café arábica, porém o robusta apresenta quantidade maior de cafeína.

A valorização da cadeia deve ser pensada por pequenos e grandes produtores. O processo de extração reduz o descarte de resíduos orgânicos e pode ser desenvolvido por associações e cooperativas. As empresas interessadas em licenciar a tecnologia podem entrar em contato através do e-mail nit@apta.sp.gov.br ou por telefone (19) 2137-8930.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures