Café filtrado faz bem ao coração, diz estudo

O café coado, além de prevenir doenças cardíacas, é benéfico para pessoas que já tiveram algum problema no coração. A informação é de um estudo preliminar realizado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já o café expresso, por não ser filtrado, pode aumentar o colesterol.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O café coado, além de prevenir doenças cardíacas, é benéfico para pessoas que já tiveram algum problema no coração. A informação é de um estudo preliminar realizado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já o café expresso, por não ser filtrado, pode aumentar o colesterol.

A pesquisa estudou os efeitos do café em dois grupos, um de pacientes que já possuíam doenças de coração e outro de pessoas saudáveis. Os resultados mostraram que, ao beber de 3 a 4 xícaras grandes de café todos os dias, não havia aumento da pressão arterial, nem dos índices de colesterol. O café ainda aumentou a tolerância de todos os indivíduos ao exercício físico.

"As substâncias do café são semelhantes às que estão presentes no vinho e nos sucos de frutas. Ajudam a combater a diabetes e aumentam a energia", explica o cardiologista Luiz Antonio Machado César, coordenador da pesquisa. Ele afirma ainda que o café expresso não tem os mesmos benefícios do coado. "O coador é capaz de reter as substâncias gordurosas do café, o que não acontece com o expresso."

Para o diretor científico do grupo de estudos em Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Evandro Tinoco Mesquita, o café não tem contraindicação. "O que estudos vêm mostrando é que o café é altamente benéfico para o coração. Ele possui substâncias que colaboram para proteger o órgão." Tinoco, entretanto, chama a atenção para o tipo de café ingerido. "O que pode acontecer é o café perder algumas de suas propriedades dependendo do tipo de processamento", explica.

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Nathan Herszkowicz, afirma que o melhor tipo de café é de torragem média, a preferida entre os brasileiros. "O brasileiro gosta de sabores mais amargos, o que é a característica dos grãos menos torrados. Quanto mais torrado, menos propriedades benéficas."

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.