Café colombiano atrai visitantes na Expo Shanghai

O café colombiano, reconhecido no mundo como um produto de alta qualidade, tem cativado milhões de visitantes na feira Expo Shanghai 2010, graças às estratégias da Federação de Cafeicultores para divulgar o produto na China. "A Federação Nacional de Cafeicultores fez uma exibição durante duas semanas em nosso pavilhão com a presença de Juan Valdez (ícone internacional do café da Colômbia), o que foi realmente impactante e capturou toda a atenção da Expo, de todos os meios e de outros pavilhões", comentou Mauricio Prada, diretor jurídico da Colômbia na Expo Shanghai.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O café colombiano, reconhecido no mundo como um produto de alta qualidade, tem cativado milhões de visitantes na feira Expo Shanghai 2010, graças às estratégias da Federação de Cafeicultores para divulgar o produto na China.

O diretor jurídico da Colômbia na Expo Shanghai, Mauricio Prada, falou sobre as diferentes atividades que têm sido realizadas durante a feira para promover a bebida. "A Federação Nacional de Cafeicultores fez uma exibição durante duas semanas em nosso pavilhão com a presença de Juan Valdez (ícone internacional do café da Colômbia), o que foi realmente impactante e capturou toda a atenção da Expo, de todos os meios e de outros pavilhões".

Juan Valdez percorreu a feira fazendo degustações e tirando fotografias com as pessoas do local, ajudou seu imitador chinês que trabalha permanentemente no pavilhão colombiano a se vestir como um autêntico cafeicultor colombiano.

O pavilhão recebeu a visita de importantes empresários chineses interessados no café colombiano graças ao trabalho de difusão e das atividades realizadas na agenda acadêmica dedicada ao conhecimento do produto.

"Adicionalmente, foram feitos seminários de colheita e foi levado não somente o café como produto, mas sim, a possibilidade de envolver os chineses com a nossa cultura cafeeira, tudo o que temos quanto ao legado cultural e o que significa o café para a Colômbia".

Durante a denominada "Semana do café colombiano", também se revelaram técnicas de tratamento do grão na Colômbia que foram de vital importância para os torrefadores chineses que participaram das conferências.

O historiador e professor colombiano, Jaime Valencia, disse que a troca turística também favorece uma descoberta da "cultura do café" nos chineses. "As relações culturais entre China e Colômbia aumentarão cada vez mais através do turismo entre os dois países. Os chineses são antigos consumidores de chá, mas conseguir fazê-los mudar pouco a pouco de bebida não é uma utopia, nem é impossível, é factível e, essa mudança, já começa a ocorrer pouco a pouco".

Valencia disse que a Expo Shanghai contribui para o aumento no consumo da bebida colombiana que tem sido degustada por milhões de chineses que já têm o hábito de tomar café e que, na feira, têm tido a oportunidade de provar o melhor de todos.

Entretanto, a Federação Nacional de Cafeicultores disse que esse trabalho de difusão na maior feira do mundo e o histórico aumento do preço do grão nos mercados internacionais de 2010 serão fundamentais na reativação das exportações que se viram afetadas durante os últimos anos.

A Colômbia é o terceiro produtor de café do mundo e cultiva mais de um milhão de hectares de café.

A reportagem é da agência Xinhua, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.