O Brasil começará a vender gradativamente 1,55 milhão de sacas de café arábica dos estoques públicos, grãos que foram adquiridos de produtores em 2009 para dar sustentação aos preços, disse uma autoridade.
"Nós venderemos lentamente para não ter impacto no mercado. O objetivo é vender neste ano e nos próximos anos", disse o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone. Ele disse que o governo poderá leiloar o produto em lotes de 50 mil sacas, como tem sido feito atualmente com cafés de safras anteriores.
Os estoques de 2009 estarão disponíveis após o governo praticamente esgotar as vendas do produto de 2002. A liberação dos estoques poderá ser uma boa notícia para quem precisa comprar no mercado físico de café, que trabalha com nível extremamente baixo de reservas, um fator por trás da forte alta nas máximas de 34 anos nas últimas semanas na bolsa de Nova York.
O café se deteriora com o tempo, mas alguns integrantes do mercado dizem que ainda é possível exportar o grão estocado para fazer o "blend" com grãos novos.
Bertone disse que restam apenas 100 mil sacas de café da temporada 2002 para vender. O café mais antigo, dos anos 1980, também está sendo leiloado separadamente.
A matéria é de Peter Murphy, para Reuters, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Brasil inicia venda de estoque de café de 2009
O Brasil começará a vender gradativamente 1,55 milhão de sacas de café arábica dos estoques públicos, grãos que foram adquiridos de produtores em 2009 para dar sustentação aos preços, disse uma autoridade.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!