Beber café ou chá pode prevenir a diabetes

Uma boa notícia para os que apreciam algumas xícaras de café ou chá durante o dia: essas duas bebidas podem diminuir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2. E a proteção não vem exclusivamente da cafeína, já que os cafés desacafeinados também se mostram eficientes. A conclusão é resultado da análise de 18 estudos realizados em diferentes épocas e que envolveram mais de 500.000 pessoas.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma boa notícia para os que apreciam algumas xícaras de café ou chá durante o dia: essas duas bebidas podem diminuir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2. E a proteção não vem exclusivamente da cafeína, já que os cafés desacafeinados também se mostram eficientes. A conclusão é resultado da análise de 18 estudos realizados em diferentes épocas e que envolveram mais de 500.000 pessoas.

A compilação dos resultados foi feita por pesquisadores britânicos e divulgada no Archive of Internal Medicine. Ela apontou que pessoas que bebem três ou quatro xícaras de café ou chá por dia diminuem o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 20%. A mesma quatidade de café descafeinado tem um efeito positivo ainda maior, cortando em até 33% os riscos. Já que pouco pode ser atribuído a cafeína, o mais provável é que o mérito seja quase todo de outros componentes do café, como o magnésio e antioxidantes, dizem os pesquisadores.

A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo produz uma quantidade insuficiente de insulina ou quando a insulina produzida não funciona como deveria. Geralmente, a doença afeta pessoas com mais de 40 anos e o tratamento inclui uma dieta saudável e o aumento da atividade física, além do uso de medicamentos e insulina.

Os indícios dos benefícios do café e do chá apontam agora para novos caminhos no tratamento preventivo da diabetes tipo 2, afirmam os responsáveis pela pesquisa. "Se as evidências encontradas forem reais, as implicações para milhões de indivíduos que desenvolveram ou podem desenvolver a diabates tipo 2 são enormes", disse à rede BBC Victoria King, da Diabetes UK, uma organização britânica que ajuda na prevenção e no tratamento da diabetes.

A reportagem é da revista Veja, adaptada pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.