Bahia vence Cup of Excellence 2009
O lote do produtor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, da Fazenda Ouro Verde, localizada no município baiano de Piatã, na Chapa Diamantina, foi o campeão do 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Prêmio Cup of Excellence, com nota de 91,08 pontos do Júri Internacional. Em 2º lugar, com a nota 90,83 pontos, ficou o lote de Paulo Sérgio Noronha Barleta, da Fazenda Sant'Ana, localizada na cidade mineira de Olímpio Noronha, na região Sul de Minas. Em 3º lugar, com 89,42 pontos, ficou o lote de Homero Teixeira de Macedo Junior, da Fazenda Recreio, localizada em São Sebastião da Grama, região da Mogiana paulista.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
A relação dos 26 lotes vencedores, selecionados entre os 56 finalistas que participaram da última etapa - a do Júri Internacional -, foi divulgada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) no final da tarde de sexta-feira (13), durante solenidade realizada no CEC - Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado (MG), local-sede de todas as etapas desta edição. Como prêmio, esses 26 lotes serão comercializados no exclusivo leilão do Cup of Excellence, realizado pela internet e disputado por compradores de diversos países. O pregão está agendado para 19 de janeiro de 2010.
Os cafés vencedores foram provados no mínimo 5 vezes e obtiveram 84 pontos ou mais (em uma escala de 0 a 100) em cada prova 'cega' de xícara no decorrer das etapas dos júris Nacional e Internacional. Uma novidade introduzida esse ano foi a comercialização dos lotes que, apesar de terem passado para a fase Internacional, não obtiveram nota para ir a leilão: a BSCA organizou durante o final de semana, também no CEC, uma Rodada de Negócios aberta a compradores brasileiros e estrangeiros, na qual os produtores puderam comercializar seus cafés.
Promovido pela BSCA e pela ACE - Alliance for Coffee Excellence, este 10º Concurso teve como juiz principal Erwin Mierisch, diretor da ACE, e coordenação técnica do classificador Sílvio Leite, da Agricafé. Nesta edição, o evento contou com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil e teve como coordenadora geral Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA. A auditoria de todas as etapas foi feita pela BCS Öko-Garantie-Brasil.
Confira a relação dos 26 lotes vencedores:
Qualidade brasileira
O Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence (xícara de excelência) completa 10 anos de existência consolidado como um dos maiores e mais eficazes instrumentos na seleção de lotes de altíssima qualidade, e como importante ferramenta de marketing, de promoção e de divulgação internacional dos cafés especiais brasileiros.
Criado e organizado pela BSCA desde 1999, o certame foi desenvolvido pelo Projeto Café Gourmet da OIC - Organização Internacional do Café e da OMC - Organização Mundial do Comércio. A metodologia foi introduzida no Brasil a partir de 1997 por George Howell, então consultor do projeto e, com a colaboração dos provadores brasileiros, ela foi sendo aprimorada até resultar na folha de provas hoje utilizada, e que consiste em avaliar e classificar, de forma sensorial, a qualidade global do café na xícara: em um formulário, os provadores anotam as notas, numa escala de 0 a 100, para propriedades como corpo, sabor, doçura e grau de acidez de cada uma das amostras.
Nos dois primeiros anos, apenas o Brasil possuía esse concurso. Mas outros países começaram a se interessar e, em 2002, a BSCA tanto autorizou que Nicarágua e El Salvador utilizassem a marca e as regras brasileiras, quanto colaborou com a criação da ACE - Alliance for Coffee Excelence, organização sem fins lucrativos que passou a gerenciar o programa, hoje realizado em oito países.
Aberto a todo produtor de café arábica, o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil foi fundamental para conquistar o mercado internacional para os cafés especiais brasileiros.
Além de oportunidade de negócios para os produtores brasileiros, o reconhecimento internacional e o preço pago no leilão do Cup of Excellence incentivam os cafeicultores a investirem cada vez mais na qualidade de suas lavouras e no preparo cuidadoso dos lotes. O preço recorde nestes 10 anos foi pago ao campeão do concurso de 2005, o produtor Francisco Isidro Dias Pereira, da Fazenda Santa Inês, de Carmo de Minas (MG), que também está entre os 26 finalistas desta 10ª edição. O seu lote de 25 sacas de café cereja descascado da variedade bourbon, com a nota recorde de 95,85 pontos, foi comprado, na época, por R$ 14.872,90 a saca de 60 kg por duas lojas de cafés: a australiana Michels Espresso (Instaurator), e a canadense Caffe Artigiano.
As informações são da BSCA, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!