César de Camargo Galli, cafeicultor de Araxá/MG: Teremos um inverno chuvoso ou seco? Nos meses de julho, agosto e setembro haverá muitos dias de chuva?
Celso Oliveira, meteorologista da Somar:
Prezado César,
O inverno 2011 será mais úmido que o de 2010, o que não implica em chuvoso.
Por conta do enfraquecimento do La Niña, registraremos a passagem de uma ou duas frentes frias mais continentais a cada mês, que poderão trazer chuva com curta duração (24 a 48 horas em cada evento).
Com relação ao desvio, se choverá acima ou abaixo da média, ainda não é possível falarmos muita coisa e isto também não nos ajudará a entender o cenário. Em meses onde o histórico de chuva é baixo, precipitações relativamente fracas implicam em desvios positivos.
O que importa nesta história é que: apesar da passagem de algumas frentes frias chuvosas, isto não implicará em grandes transtornos à colheita. Fica a dúvida para floradas precoces, que poderão acontecer em função destas eventuais chuvas. Entretanto, pensando-se apenas no processo da colheita, não acredito em problemas, apesar da previsão de maior freqüência de chuva em relação a 2010.
Clique aqui para fazer sua consulta!
Acompanhe nosso boletim semanal
Araxá/MG: inverno 2011 será menos chuvoso que o de 2010
O inverno 2011 será mais úmido que o de 2010, o que não implica em chuvoso. Por conta do enfraquecimento do La Niña, registraremos a passagem de uma ou duas frentes frias mais continentais a cada mês, que poderão trazer chuva com curta duração (24 a 48 horas em cada evento).
Publicado por: CaféPoint
Publicado em:
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!