Andrea Illy: mudança climática impacta produção de café
O presidente da torrefadora italiana illycaffè, Andrea Illy, considera que as mudanças climáticas já provocam impacto na produção de café no mundo. De acordo com ele, são diversos os efeitos, como fermentação dos grãos maduros (cereja), causada pelas altas temperaturas. "Há 15 anos, era mais fácil encontrar cafés de qualidade. Hoje é difícil", comenta.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Ele avalia que o deslocamento da produção de café no Brasil para a Região Sul, em virtude do aquecimento global, "não é um exagero". Conforme Illy, os produtores de soja do Paraná ocuparam o cerrado do Centro-Oeste. Atualmente, no entanto, eles estudam retornar ao Estado original porque "o cerrado está muito quente". O empresário salienta que, no caso do café, existem alternativas, como cultivo sombreado e desenvolvimento da cultura em áreas de altitude, como a Zona da Mata mineira.
Quanto ao cenário de oferta e demanda pelo produto, Andrea Illy estima que o mercado de café nos últimos três anos se caracterizou por uma produção global levemente inferior ao consumo. Além disso, os baixos estoques, estimados em 3,5 meses de consumo, "manteve o mercado um pouco tenso". "Na melhor das hipóteses, produção e consumo andaram no mesmo nível". De acordo com seus dados, a produção global está estimada em 128 milvhões de sacas/ano, ante consumo de 130 milhões de sacas.
Illy projeta que o Brasil deve produzir este ano cerca de 52 milhões de sacas de 60 kg de café. A estimativa oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê colheita entre 45,89 milhões e 48,66 milhões de sacas. "Este é um ano de ciclo alto no Brasil, por isso, o mundo deverá ter um excedente de cerca de 4 milhões de sacas", calcula.
No entanto, "é preciso aguardar 2011", afirma ele, quando o Brasil terá uma produção menor, por causa da bienalidade do café (ano de safra grande é seguido de ano de safra baixa). Assim, de acordo com Illy, oferta e demanda tendem a se equilibrar novamente.
O empresário salienta que o comportamento do mercado de café tem sido mais previsível do que no passado. "Não se espera mais uma explosão dos preços", afirma ele, citando o período das grandes geadas, que destruíram os cafezais no Paraná. Os participantes também contam com maior nível de informação, que permite evitar grandes prejuízos, conclui.
As informações são da Agência Estado, adaptadas pela equipe CaféPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

SERRA DO SALITRE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 11/03/2010
dizer que existe o cada vez mais desmoralizado "aquecimento global"?
Qual é dado real,científico, que suporta tal afirmação?
Talvez não exista hoje abundancia de cafés de qualidade porque o mercado-onde a Illycafé é exceção-paga preços mediocres, quase insultuosos, relativamente ao faturamento total da industria do café.
MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ
EM 10/03/2010
Boa pergunta do extensionista Willem: que dados estatísticos e qual critério ou especulação?

CANAVIEIRAS - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 09/03/2010
Atenciosamente,
Amúlio Loureiro

AIMORÉS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE
EM 09/03/2010
GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 08/03/2010