Alexandre Nahum: preços devem estabilizar a R$290,00

Em entrevista ao CaféPoint, Alexandre Nahum, analista de café na Gradual Investimentos falou sobre a atual situação do mercado de café, detalhes sobre compras especulativas e as tendências de preços para os próximos meses. Acesse e confira!

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Em entrevista ao CaféPoint, Alexandre Nahum, analista de café na Gradual Investimentos falou sobre a atual situação do mercado de café, detalhes sobre compras especulativas e as tendências de preços para os próximos meses.

Figura 1


Alexandre Nahum: O mercado de café terminou a semana fazendo uma máxima nova em Nova York a US$ 181,50 (cents/lb), mas segunda-feira (02) já fechou com uma baixa acentuada e ontem (03) repetiu a baixa de mais 500 pontos fechando próximo de US$ 167,55 (cents/lb).

Na BM&FBovespa os preços fecharam ontem (03) a US$ 199,00. Acho que temos uma tendência de na quarta-feira (04) tentar procurar mais um pouco dessa realização [de lucros]. Nova York deve trabalhar em níveis abaixo de US$ 165,00 (cents/lb) e procurar níveis de US$ 160,00 e US$ 155,00. Com isso os preços se estabilizam um pouco e aí teremos uns dias de mais calmaria.

CaféPoint: Você acredita que essa semana está seguindo o mesmo movimento da semana anterior, iniciando a semana com bastante queda e do meio para o final da semana recuperando os preços, fechando em alta?

Alexandre Nahum:Acho que [o movimento do mercado nessa semana] vai ser um pouco diferente da semana anterior, justamente porque os fundos estão extremamente comprados no mercado e eles estão precisando realizar. Não está tendo compra de torrador nesses níveis, então o fundo vai ter que se zerar por aqui se quiser fazer o mercado subir novamente mais perto do final do ano.

CaféPoint: Sabemos que o que impulsionou as altas da última semana foram as compras especulativas. O que são essas compras/vendas especulativas e como elas influenciam o mercado?

Alexandre Nahum: As compras especulativas, compras de fundos, são compras até benéficas para o mercado, até porque nessa, que é a maior safra de toda história de café no Brasil, o produtor está sendo contemplado com vendas a preços que ele nunca imaginou fazer com uma safra desse tamanho.

Os fundos financeiros ou de commodities, alguns até com gente especializada na commoditie café, visualizaram uma pequena falta de café na América Central. Com isso, começaram compra café, comprar café, puxando os preços para cima. Só que o maior produtor do mundo que é o Brasil está vendendo café todo dia. Esses preços estão muito bons para o nosso produtor.

Os preços não conseguem ir muito acima disso justamente por causa do Brasil. Outros países da América Central também começaram a vender café a partir do US$165,00 em Nova York, isso também é excelente para eles. Para elevar mais os preços, vão ter que comprar muito mais café e eles ficam limitados a compra de 50% da posição comprada em aberto.

CaféPoint: Acha que os preços no mercado interno podem se manter nessa faixa de R$ 300,00 e um pouco acima, ou vai haver uma queda voltando aos patamares de preços anteriores?

Alexandre Nahum: Acredito que os preços no mercado interno terão uma pequena queda, mas vamos ficar longe daqueles R$ 260,00 que eram praticados mais para o começo do ano. Acho que o café deve dar uma estabilizada em torno de R$ 280,00 - R$ 290,00 reais por saca por bebida fina, sendo que os cafés de pior qualidade, tipo café rio e conilon vão estar com preços proporcionalmente bem mais baixos.

CaféPoint: Tem crescido o número de produtores interessados em participar do mercado futuro?

Alexandre Nahum: Temos visto um número crescente de produtores vindo para o mercado, principalmente pela possibilidade de começar travar um pedaço da safra dele na bolsa. Então, o produtor que vende de 20 a 30% de sua safra na bolsa está se protegendo contra eventual queda e ele tem condição de aproveitar esses preços altos.

Tivemos muita venda de produtor entre cafés BM&F setembro/10 a US$ 190,00 - US$ 200,00 e muito mais vendas quando o café passou de US$ 200,00, pois é um preço que não viam há muito, muito tempo. É um preço como se tivesse ocorrido uma geada ou uma seca no Brasil, coisa que não aconteceu.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Humberto Soares
HUMBERTO SOARES

AIMORÉS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 06/08/2010

Dirigente de uma grande torrefadora mundial declarou em uma reunião na Suiça que o mercado de café esta em rota de grande escassez, ele não vai se assustar se os preços da commoditie passa de 4,00 dolares por libra na bolsa de Nova York em dezembro de 2010. A ordem na empresa é comprar tudo que puder agora, e não pagar para ver.


Humbero Soares - Estudante
Domingos Ribeiro de Andrade
DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/08/2010

Concordo plenamente com o Arnaldo e acrescento que o que esta matando o produtor é pagar mão de obra, combustíveis e insumos inflacionados em torno de 600% na era REAL e vender a nossa produção no câmbio de 1,75.
Fernando de Souza Barros jr.
FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 05/08/2010

Prezados Companheiros
Ë uma vergonha o plano de safra organizado pelo MAPA para o setor produtivo de café. Estamos vendo e sentindo que ao não comprar os 3 milhões de sacas no início deste ano a R$320,00 a saca, só compraram 1,6 milhões pois os vendedores prefiriram não entregar o café e vende-lo mais barato, no mercado já percebemos que as intenções não eram boas! pois se isto tivesse ocorrido os preços de hoje já estariam bem mais altos!!conforme alertamos aquela época.Este
preço de R$300,00/310,00 é ridículo pois a 8 anos atraz já esteve neste preço.Aí surgiu a idéia de financiar a estocagem desta colheita a R$261,00 a saca
e fazer opções de venda para AGOSTO, SETEMBRO,OUTUBRO e NOVEMBRO a R$320,00 corrigidos o que daria suporte a uma safra grande, sendo que alguns até falavam em 60 milões de sacas como se café fosse produzido na mídia.Ocorreu que quando a Receita Federal fez a operação BROCA para pegar os sonegadores do PIS e COFINS(9,25%) cerca de R$30,00 por saca que são usados na EXPORTAÇÃO para dar de desconto aos TORRADORES os vendidos na Exportação foram pegos de calça curta e as Bolsas subiram o equivalente aos R$30,00 para
propiciar a compra de nosso café, e aí quando foram ver os estoques estes estavam MAQUIADOS e mal avaliados fazendo com que o mercado subisse e mudasse de patamar ajudado também pela atuação dos Fundos que não perdem uma oportunidade desta!!

Agora o impresionante é que estão tentando de qualquer maneira se cobrir de vendas mal feitas ( 20 a 28 centavos de dolar por libra peso cerca de R$56,00 abaixo da cotação de N.York, que não é de nosso café)marretando o produtor não dando dinheiro para a estocagem!! A verba de colheita que sempre foi liberada em abril/maio só saiu agora (pequenininha) e para vencer em Dezembro de 2010 e as opções de venda não se fala mais nisto!

Quanto a Colombia vai muito bem obrigado vendendo seu café de R$500,00 para cima descolada de N.York e nós sendo manobrados(pois já vendemos 60% da safra entre preço a vista e a termo) para acharmos que R$300,00 a R$320,00 está bom!

Uma piada,considerando que a safra do ano que vem será bem menor, que esta não dará nem 50 milhões e que estes R$300,00 a R$320,00 terá que ser reinvestido na lavoura. O que se pretende? Não deixar meus amigos o Produtor capitalizar(ficar independente de Bancos etc....) ter opinião e não precisão, parar de Exportar aumento de dívidas e impostos(obscuros,que tiram a transparencia do negócio), e sempre vender a ilusão do ano que vem!

De uma coisa tenho certeza teremos preços bem melhores pela frente e que se o produtor conseguir guardar parte de sua safra não se arrependerá,pois o cereja descascado já está até a R$450,00 a saca.

Abraço e até mais.


jose geraldo paiva
JOSE GERALDO PAIVA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/08/2010

Concordo com o Arnaldo, e torco para que isso aconteca.
Na bolsa tem e muito papel e pouco cafe.
Arnaldo Reis Caldeira Júnior
ARNALDO REIS CALDEIRA JÚNIOR

CARMO DA CACHOEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/08/2010

Prezados,

Todo mundo achando que estes preços estão remuneratórios ao cafeicultor ?
Desculpem amigos vou discordar.
A R$ 320,00 tá dando pra trocar cebolas ...... e mais :
Com este preço da saca da café na safra, estoque brasileiros baixissimos, e uma safra de no máximo 45 milhões de sacas este ano, safra baixa no ano que vem, dúvido que os preços não irão subir !

Saudações.

aureo okumoto
AUREO OKUMOTO

APUCARANA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/08/2010

A alta no preço do café vai desafogar o cafeicultor. Vai premiar os cafeicultores que estão cuidando de suas lavouras e pouco vai resolver para os que ainda não estão buscando a produtividade e sustentabilidade. Aqui no Paraná vejo um grande problema de mão-de-obra, principalmente na colheita, porém vejo a baixa produtividade como o maior problema que enfrentamos, precisamos renovar nossas lavouras, precisamos elevar nossa produtividade, precisamos recuperar nossos solos degradados, precisamos manter as pessoas no campo e principalmente manter nossos filhos no ramo.